CFF demonstra apoio ao lançamento da Frente Parlamentar Mista do Sistema Único de Saúde

Conselheiros federais de Farmácia participaram do evento nesta quarta-feira (27.09)

Image description

Representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) participaram da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista do Sistema Único de Saúde, nesta quarta-feira (27.09), em Brasília. A iniciativa teve o apoio de 196 parlamentares e foi realizada na Câmara dos Deputados. "Sem dúvidas, é um instrumento no parlamento que reforça a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e abre a possibilidade para aperfeiçoar o seu funcionamento". 

O deputado Márcio Jerry Saraiva Barroso (PCdoB - MA) falou em nome dos congressistas e destacou que a iniciativa vem para se somar a outras ações criadas no âmbito da Câmara dos Deputados e do Senado. "Na legislatura passada, nós tivemos uma Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do SUS, que foi criada ali no contexto da pandemia e existiram também algumas iniciativas ao longo de 2021 e 2022. No primeiro semestre desde ano, nós fomos dialogando, conversando, e surgiu a ideia de retomarmos esta iniciativa", lembrou. 

Sem deixar de citar que existem outras frentes importantes que lidam com a questão da saúde, inclusive uma Frente de Usuários do SUS, o deputado disse que o esforço da Frente Mista do SUS é exatamente o de buscar a convergência. "É fazer com que nós tenhamos o apoio à comissão da casa na área da saúde, que possamos ter iniciativas, muito especialmente voltadas à mobilização da sociedade, por meio das instituições e promover o contato entre os estados e a União para que possamos ter uma agenda intensa de debates e discussões no sentido de juntar energias para extrair a possibilidade de um fortalecimento efetivo do SUS".     

O conselheiro federal de Farmácia pelo Amazonas, Jardel Inácio, representou o CFF na tribuna. Ele agradeceu aos parlamentares pela retomada da Frente em prol do SUS e enalteceu a importância do Sistema para a população. "Falando como farmacêutico que atua no SUS, nós sabemos da importância do fortalecimento desse Sistema. Fortalecer o SUS é garantir uma saúde com mais qualidade aos brasileiros". 

O farmacêutico destacou, ainda, a robustez desse programa de assistência à saúde, que foi evidente durante o período de pandemia. "Temos um sentimento de que este sistema, que é universal, que atende não só àqueles usuários que dependem da saúde pública como um todo, mas até aqueles que têm o plano de saúde, pagam por ele, e podem contar com o atendimento no SUS. Então, o SUS foi quem nos salvou durante a pandemia, foi o SUS que mostrou a sua força durante o momento mais delicado da vida do mundo inteiro e se destacou como um dos programas sociais que nós temos com maior força de atendimento à população. Quero deixar aqui o nosso parabéns e agradecimento. Contem com o Conselho Federal de Farmácia para que nós possamos apoiar também esse movimento", finalizou. 

Outros conselheiros federais de Farmácia também representaram a categoria na Câmara dos Deputados, assim como o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Fábio Basílio.