Monitoramento e regulação contra a desinformação sobre medicamentos
FIP em pauta
Em 17 de Outubro de 2023, a Federação Farmacêutica Internacional (FIP) publicou uma declaração de política na qual recomenda que os governos editem regulamentações contrárias à desinformação sobre medicamentos.
O documento substitui a declaração publicada pela FIP em 2017, considerando o uso crescente de fontes de informação digitais, incluindo inteligência artificial.
A informação sobre medicamentos de qualidade é essencial para que os profissionais da saúde, os usuários e os cuidadores utilizem os medicamentos de forma mais segura e efetiva. Todavia, é um grande desafio garantir a qualidade da informação produzida e divulgada sem qualquer controle editorial, especialmente em sítios na internet, em mídias sociais e em plataformas de inteligência artificial.
Os farmacêuticos devem assumir o protagonismo na produção e difusão de informações precisas e imparciais sobre medicamentos à sociedade. Esses profissionais devem conhecer e selecionar as fontes de informação impressas ou eletrônicas disponíveis que corroborem para o bom uso de medicamentos.
No documento, a FIP também recomenda a criação de centros de informação sobre medicamentos operados por farmacêuticos especializados no fornecimento de informação sobre medicamentos.
A declaração ainda contém recomendações dirigidas aos educadores, à indústria farmacêutica e às organizações membros do FIP.
Confira o documento em: https://www.fip.org/file/5632