País registrou, nas três primeiras semanas de 2024, 12 mortes por dengue e 120.874 casos prováveis

Vacinação contra dengue pelo SUS começa em fevereiro

Image description

Nas três primeiras semanas de 2024, o Brasil apresentou um total de 12 óbitos e 120.874 casos prováveis de dengue. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 26 falecimentos e 44.753 casos prováveis.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde, que está investigando mais 85 óbitos. A pasta também confirmou a circulação dos quatro sorotipos da dengue no país, incluindo o sorotipo 3, que não estava epidêmico no Brasil há mais de 15 anos. Atualmente, o sorotipo 1 é considerado predominante.

Por estados

Paraná - A Secretaria de Saúde do Paraná enviou um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando um aumento no fornecimento de doses da vacina contra a dengue. Segundo a nota divulgada, o primeiro lote destinado ao estado abrange apenas 30 municípios, revelando a insuficiência das doses diante do cenário epidêmico. Atualmente, o estado registra 16.693 casos confirmados em 279 municípios durante o atual ciclo epidemiológico, e é classificado como o terceiro em número de casos.

Minas Gerais - A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou o segundo óbito por dengue em 2024. O estado apresenta um total de 49.912 casos prováveis, dos quais 17.887 foram confirmados, além de 24 óbitos em processo de investigação. O monitoramento da doença indica ainda 229 casos de dengue grave ou com sinais de alarme. A taxa de letalidade da doença no estado é de 0,44%.

Rio de Janeiro - No decorrer das três primeiras semanas de janeiro, o estado registrou 9.963 notificações de casos prováveis de dengue, representando um aumento de 587% em relação ao mesmo período de 2023. Oito das nove regiões do estado apresentam números de vítimas acima da média, enquanto Resende, Itatiaia e Rio das Ostras destacam-se com índices de alta superiores ao esperado.

Distrito Federal - A Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal planeja solicitar apoio do Exército ao Ministério da Defesa para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. Conforme comunicado, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já colaboram na fiscalização do descarte irregular de resíduos com o objetivo de eliminar criadouros. O governo do Distrito Federal (DF) declarou estado de emergência na saúde pública devido à explosão de casos de dengue.

Vacina

O Ministério da Saúde anunciou a seleção de 521 municípios brasileiros para dar início à vacinação contra a dengue por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. Estas cidades estão distribuídas em 37 regiões de saúde identificadas como endêmicas para a doença.

As regiões escolhidas atendem a três critérios específicos: são compostas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; apresentam alta incidência de transmissão de dengue no período de 2023-2024; e possuem uma maior prevalência do sorotipo DENV-2. Segundo a lista divulgada, 16 estados e o Distrito Federal possuem municípios que atendem a esses critérios.

O Ministério da Saúde também confirmou que a vacinação será direcionada a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, uma faixa etária que concentra um número significativo de hospitalizações por dengue.