Migração para o novo SIPNI: Entrada de dados no SIPNI (WEB e Desktop) será encerrada em 31/05

Ministério da Saúde informa

Image description

Em função da tendência de queda nas coberturas vacinais e ocorrência de surtos de doenças como o sarampo e a febre amarela, O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, fez uma reformulação geral do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI - WEB e Desktop), que será disponibilizada a partir de 1º de junho de 2023.

Com a inauguração do módulo no Novo SIPNI, a entrada de dados no SIPNI (WEB e Desktop) será encerrada em 31 de maio de 2023, sendo necessária a adequação dos estabelecimentos que fazem uso destas versões para o Novo SIPNI, no qual será disponibilizado um módulo destinado ao registro de vacinação de “rotina”. 

Esse módulo será destinado às salas de vacinação que não são vinculadas aos serviços de Atenção Primária a Saúde e não tenham a adesão às aplicações da Estratégia e-SUS APS, como: Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), Hospitais, Maternidades, Policlínicas, Salas de Vacina dos Serviços de Saúde Indígena e Serviços Privados com serviços de vacinação. 

As salas de vacina dos serviços privados, entre os quais se enquadram os serviços farmacêuticos de vacinação, poderão registrar as doses aplicadas diretamente no Novo SIPNI. Porém, já existe o modelo de informação de integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS através do Portal de Serviços do DATASUS, https://servicos-datasus.saude.gov.br/, para salas que usam sistemas próprios com condições de interoperabilidade.

O Ministério da Saúde produzirá vídeos e lives, em tempo oportuno, instruindo o uso deste módulo de registro de vacinação e disponibilizará a atualização do Roteiro Simplificado que está disponível no Menu Ajuda. Desta forma, faz-se necessária a ampla divulgação do presente documento aos diferentes níveis de gestão e aos trabalhadores da saúde de todo o Brasil. 

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente coloca-se à disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários, por meio do telefone (61) 3315-3874 ou e-mail sipni@saude.gov.br