II Congresso Farmacêutico do Pará é encerrado com absoluto sucesso em Belém

Confira os trabalhos científicos premiados na solenidade de encerramento do congresso

Image description

Três dias de aprendizado intenso, trocas de experiências incríveis e reencontros: assim foi II Congresso Farmacêutico do Pará, que terminou neste sábado, 08/06, em Belém. A solenidade de encerramento esteve carregada de sentimentos. Houve gente que precisou driblar a voz embargada para concluir os discursos. E houve quem cedeu à emoção, porque felicidade e gratidão a gente precisa mesmo deixar fluir. Faz parte quando há tanto amor e dedicação envolvidos, quando a causa — o trabalho pelo crescimento e desenvolvimento da profissão e dos farmacêutico — é uma escolha de vida. 

Quebrando o protocolo, a presidente do CRF-PA, Carolina Heitmann, convidou, ao palco, toda a sua Diretoria, conselheiros regionais de Farmácia, assessores e o conselheiro federal de Farmácia suplente, Pedro Júnior. Quando todos estavam perfilados ali ao lado dela e do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, fez questão de agradecer.

“Eu sei que o regime é presidencialista, mas a gente trabalha junto. Quem fez esse congresso não fui eu, não foi o Dr. Walter, foram os conselhos Federal de Farmácia e regional de Farmácia do Pará. Com certeza, todo esse time aqui trabalhou para que esse congresso acontecesse”, disse citando também a Diretoria e os funcionários do CFF. “Sem eles, não tenho dúvidas, não seria possível entregarmos a vocês essa festa maravilhosa do primeiro ao último dia!” 

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, reiterou o compromisso do CFF com as lutas pela valorização profissional e o seu empenho pessoal para que conquistas como a do piso salarial sejam realidade. “Não tenho como garantir que vamos ter um piso, mas posso assegurar que vou lutar até o fim para que sejamos vitoriosos nesta luta”, destacou, anunciando que todos os conselheiros federais e lideranças foram convocados pelo CFF para estar novamente em Brasília na semana que vem, quando o piso deverá ser votado na Comissão de Trabalho (Ctrab). 

Com cerca de 2 mil participantes, o II Congresso Farmacêutico do Pará se firma como o maior congresso da profissão na Região Norte. Durante a solenidade de encerramento foram entregues as premiações aos trabalhos científicos vencedores da mostra do congresso. Entre 380 trabalhos selecionados e 310 banners enviados, foram selecionados 11 e premiados 3: 


PRIMEIRO LUGAR - “Perfil do protocolo de nefropatia por contrastes em um hospital público no Pará e atuação da farmácia clínica”

Autores: Carlos Jefferson Santana de Souza, Maria Alves Belém, José Roberto Duarte Júnior, Larissa Mota Oliveira, Camila Negrão Monteiro, Nathaska Lorrana Santiago da Rocha, Aurimery Gomes Chermont, Creusa Barbosa dos Santos Trindade
 

SEGUNDO LUGAR - “Saúde da Família Ribeirinha: estratégias para a garantia do acesso a medicamentos em um município na Amazônia”

Autores: Ilvia Silva Gomes, Allice Éven da Silva Oliveira, Letícia Carvalho Santana, Josiney Godinho de Sousa, Marina Raijche Mattozo Rover


TERCEIRO LUGAR - “Desenvolvimento e avaliação da estabilidade de uma formulação semi-sólida contendo extrato de jucá (libidibia ferrea)”

Autores: Adriane dos Reis Corrêa, Lindalva Maria de Meneses Costa Ferreira, Gleyce Valadares Martins, Naomy Carvalho Soares, Vitória do Socorro da Silva Brasil, Fernanda das Neves Cardoso, Rafael Medeiros Távora, Anderson Albuquerque de Souza, Roseane Maria Ribeiro Costa