É #FATO que o CFF defende que venda livre de MIPs é um risco à saúde pública

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) é contra a venda de medicamentos em supermercados, sem a supervisão do farmacêutico

Image description

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) é contra a venda de medicamentos em gôndolas de supermercados, sem a supervisão permanente do farmacêutico prevista na Lei nº 13021/2014. Essa posição foi reiterada durante a última reunião plenária, realizada em janeiro, em Brasília, em debate sobre a venda de itens de conveniência em farmácias, que também é desaprovada e será combatida pelo CFF.

 

  • Medicamentos em gôndolas dos supermercados correspondem à precarização do trabalho: farmacêuticos não são “assinacêuticos” e nem promoters de achocolatado. São profissionais da saúde!

  • Medicamentos em gôndolas dos supermercados representam concorrência desleal: cerca de 20% dos supermercados já vendem medicamentos da forma correta, em farmácias próprias, com farmacêutico presente durante todo o tempo de funcionamento. 

  • Venda livre de medicamentos isentos de prescrição sem viabilizar o acesso à orientação do farmacêutico é risco para a saúde pública: medicamento não é um produto qualquer!

  • O CFF vai buscar entendimento com a Associação dos Supermercados: o conselho quer buscar o entendimento para uma proposta séria, que valorize o trabalho do farmacêutico, preserve a saúde pública e que não represente uma concorrência desleal aos empreendedores do varejo farmacêutico. 

  • O CFF defende os MIPs atrás do balcão, com acesso sob a supervisão e orientação do farmacêutico: medicamentos isentos de prescrição não são isentos de risco. O acesso sem orientação potencializa as chances de intoxicação e efeitos indesejados.

 

NÃO ACREDITE EM FAKE NEWS. BUSQUE INFORMAÇÕES DE FONTE SEGURA!