Curso de vacinação do CFF encerra a etapa on-line em 30/11

Está matriculado? Corra para concluir, ser aprovado e garantir vaga na etapa presencial e o seu certificado. Não se matriculou? Faça a inscrição agora!

Image description

O curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) por meio da plataforma edufarma.cff.org.br, encerrará a etapa on-line em 30/11. Isso significa que o interessado em concluir toda capacitação – on-line e presencial –, precisa se apressar para ver todo o conteúdo e ser aprovado na avaliação on-line até essa data. Essa condição é necessária para assegurar a vaga na etapa presencial, que dá direito ao certificado que habilita como responsável técnico por serviços de vacinação. Uma boa notícia para quem perdeu o prazo para ingressar na etapa on-line é que as inscrições estão abertas. Quem tiver interesse deve se matricular o mais rápido possível, para terminar dentro do prazo.

“Até agora já são 20.090 alunos matriculados, sendo que, desses, cerca de mil alunos passaram pela etapa presencial e conquistaram o direito ao certificado. Ou seja, temos uma enorme demanda em potencial para atender e precisamos nos programar”, explica a coordenadora do curso, Josélia Frade. Para se inscrever no curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos é obrigatório ser farmacêutico com registro ativo no conselho regional de Farmácia. Não são disponibilizadas vagas para estudantes porque o curso prepara e habilita o profissional para a prestação de serviços de vacinação.

“Nosso curso não ensina apenas aplicar vacinas, mas forma o farmacêutico para prestar o serviço de vacinação e ser responsável técnico por este serviço”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. Ele ressalta que o conteúdo é extenso e diverso, contemplando aspectos como legislação e normativas sanitárias, armazenamento e transporte de vacinas e até experiências exitosas de farmacêuticos nesta área. O presidente do CFF avalia como muito positivo o saldo até agora. “É uma satisfação atingirmos a marca de mil farmacêuticos capacitados em todas as regiões do país, num cenário em que a vacinação ganhou uma importância crucial, devido à pandemia de Covid-19”, destaca.

A carga-horária total do curso é de 60 horas. O conteúdo on-line é autoinstrucional e soma 40 horas. Ao final da etapa, é necessário alcançar a nota mínima de 60% na avaliação e anexar um mapa mental para cada módulo, para conseguir se matricular na etapa presencial. O módulo presencial soma 20 horas de total imersão, sendo realizado em dois dias, de 7 às 19 horas. É um momento especial, em que os alunos têm contato com facilitadores altamente capacitados e material didático de excelente qualidade e para possibilitar um melhor aproveitamento foram preparadas por meio de metodologias ativas diversas atividades.

Para que o farmacêutico consiga fazer sua inscrição, é necessário que todos os dados que constam de seu cadastro no CRF estejam atualizados e preenchidos corretamente. Também é preciso que essas informações tenham sido encaminhadas ao CFF. “A plataforma utiliza dados fornecidos pelos CRFs. Qualquer inconsistência pode inviabilizar o ingresso no curso”, explica Josélia Frade.

Se na primeira tentativa de acesso à plataforma o CPF do aluno não for localizado, ele deve entrar em contato com o CRF e verificar seu cadastro, não se esquecendo de solicitar o posterior envio dos dados atualizados ao CFF. Importante lembrar que, para outros casos, a plataforma dispõe de suporte próprio. O acesso fica abaixo do campo de login e senha.