Nova diretoria da Fenafar reitera parceria com o CFF

Encontro teve objetivo de estreitar a parceria com o conselho e apresentar novos projetos

Image description

Membros da nova diretoria eleita da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) reuniram-se, nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, com o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, e o diretor secretário-geral, Gustavo Pires, na sede do CFF, em Brasília. Dos 35 membros da Diretoria da Fenafar, eleita para o próximo triênio 2022/2025, estiveram presentes o presidente, Fábio Basílio, o primeiro vice-presidente, André Cavalcante, a segunda vice-presidente, Débora Melechi, e a ndiretora de Educação, Silvana Nair Leite.

O presidente da Fenafar, Fábio Basílio, disse que a agenda teve como objetivo estreitar a parceria com o conselho e apresentar novos projetos. “Nós viemos nos apresentar para o Conselho Federal de Farmácia e trazer a Carta de Salvador, documento dirigido a farmacêuticos e farmacêuticas e ao povo brasileiro, que manifesta as diretrizes de gestão que estão em consonância com o que a categoria espera para o Projeto Social de Desenvolvimento e Soberania Nacional”. Esta Carta foi aprovada durante o 10º Congresso da Fenafar, que ocorreu dia 6 de agosto.

Walter Jorge João afirmou que essa aproximação é importante nos dias de hoje, sobretudo, pela luta comum entre as entidades contra a venda de medicamentos em supermercados e pela aprovação do piso salarial nacional do farmacêutico. “A Fenafar sempre foi parceira do CFF nas grandes causas de interesse da profissão, como quando aceitou o desafio de compor o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, caminhando lado a lado do conselho e de outras entidades farmacêuticas na luta pela aprovação da Lei 13.021/14”.

A diretora de Educação da Fenafar, Silvana Nair Leite, aproveitou a visita para apresentar o projeto Integra, que promove estratégias para a integração de políticas e práticas de Vigilância em Saúde, Assistência farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais. “O projeto tem várias atividades que estão sendo executadas em fases, como um curso para formação de lideranças sociais realizado ano passado, encontros regionais este ano, lançamento dos livros Integra e Solidariedade ou Apartheid? Lições aprendidas na pandemia”.

Silvana convidou o presidente do conselho, comissões assessoras e grupos de trabalho (GTs) a participarem do 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, que será realizado nos próximos dias 15 e 16 de setembro de 2022, no auditório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O 9º Simpósio reunirá lideranças de diversos setores da sociedade, em particular, de institutos de pesquisa, universidades, da gestão pública, setor produtivo e controle social da saúde. A proposta do evento é aprofundar o debate sobre o panorama das políticas de saúde e do desenvolvimento tecnológico buscando construir, coletivamente, uma proposta de agenda de ações e metas intersetoriais para a próxima década.