Farmacêutica é a única brasileira na lista das 100 personalidades mais influentes em IA da TIME
Ana Helena Ulbrich se destacou como fundadora da solução NoHarm.ai, que usa inteligência artificial para revisar receitas e auxiliar farmacêuticos clínicos na tomada de decisão

A revista TIME anunciou hoje (28/08), a lista TIME100 AI 2025, um reconhecimento global às 100 personalidades mais influentes no campo da Inteligência Artificial. Entre os nomes de maior peso no cenário mundial, a farmacêutica e fundadora da NoHarm.ai, Ana Helena Ulbrich, é a única representante do Brasil a ser incluída. A inclusão na lista da TIME destaca seu trabalho inovador como pesquisadora e gerente de produto, juntamente com o irmão, Henrique Dias, doutor em IA.
A cientista e fundadora do Instituto de Inteligência Artificial na Saúde (NoHarm.ai) ganhou destaque pela atuação na área de IA para a saúde ao desenvolver soluções que promovem segurança do paciente, otimizam processos hospitalares e entrega soluções gratuitamente para o SUS. A solução faz a validação farmacêutica para identificar prescrições fora do padrão e identificar pacientes críticos. O sistema se vincula aos dados dos hospitais e indica onde estão os potenciais erros de prescrições, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.
"Estou muito feliz por ser a única brasileira reconhecida na lista TIME100 AI 2025. Nosso instituto tem como propósito transformar a saúde no Brasil, oferecendo mais segurança aos pacientes e maior eficiência ao sistema de saúde. A NoHarm empodera o farmacêutico ao fornecer informações qualificadas para a tomada de decisão, fortalecendo a farmácia clínica como uma barreira essencial no fluxo do medicamento. Nosso sistema gera alertas inteligentes, trazendo evidências da literatura médica integradas à inteligência artificial”, afirmou Ana Ulbrich.
O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, recebeu com muito entusiasmo a notícia da presença da farmacêutica brasileira na lista da TIME e ressaltou a importância crescente dos farmacêuticos brasileiros no cenário global de inovação e tecnologia voltadas para a saúde. “Ver esse importante reconhecimento pelo exitoso trabalho da colega Ana Helena Ulbrich é um orgulho para todos nós farmacêuticos”, ressaltou Walter Jorge, lembrando que, em 2024, o CFF foi a primeira entidade profissional da área da saúde a editar uma resolução regulamentando as atribuições do farmacêutico na Saúde Digital e Inteligência Artificial.
A farmacêutica e fundadora da NoHarm.ai, Ana Helena Ulbrich
Ana Ulbrich destaca que sistemas de IA como a NoHarm não substituem o julgamento profissional dos farmacêuticos, que analisam todos os problemas sinalizados nas receitas. "Estamos aqui para apoiar, fornecer e organizar todas as informações relevantes, mas é essencial que um profissional de saúde tome a decisão final", afirma. Atualmente, a solução é usada por mais de 200 hospitais, clínicas e centros de saúde brasileiros para revisar 5 milhões de receitas mensalmente.
A lista TIME100 AI 2025 homenageia líderes inovadores e pensadores que estão moldando o futuro da Inteligência Artificial. Ao lado de figuras como Sam Altman, da OpenAI, e Jensen Huang, da NVIDIA, o reconhecimento de Ana Ulbrich fortalece a posição do Brasil no debate sobre o futuro da tecnologia e suas aplicações. A primeira TIME100 AI foi lançada em 2023, na esteira do lançamento do ChatGPT pela OpenAI, como o objetivo de mostrar como a direção que a IA tomará será determinada não por máquinas, mas por pessoas inovadores, defensores, artistas e todos aqueles com interesse no futuro dessa tecnologia.
Veja o perfil de Ana Helena Ulbrich na lista da TIME100 AI 2025 clicando aqui.