CRF-SP institui Sistema Eletrônico de Informações para tramitação de documentos e processos
Passo significativo em direção à modernização de suas operações administrativas
Nesta terça-feira (1º/10), o CRF-SP deu um passo significativo em direção à modernização de suas operações administrativas, ao iniciar a gestão de documentos e processos por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A mudança, formalizada pela Portaria CRF-SP nº 2/2024 (clique aqui), assinada pelo presidente da entidade, Marcelo Polacow, entre outros benefícios, marca o fim da tramitação de processos em papel e tem como objetivo promover a eficiência administrativa.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para uso no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, o SEI permite que os documentos sejam geridos de forma on-line, facilitando o trabalho simultâneo de diversos setores e reduzindo o tempo de tramitação.
Anteriormente, os processos dependiam da movimentação física dos documentos. Em uma reunião com colaboradores do CRF-SP e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que estiveram in loco em São Paulo para a virada do sistema na entidade, Marcelo Polacow falou sobre a importância desta nova fase, que tem como foco ampliar a segurança, transparência e eficiência nos processos, além de garantir mais sustentabilidade.
“Parabenizo aos envolvidos já que essa conquista não é minha, não é da diretoria do CRF-SP, mas de todos. Sabemos que muitos desafios ainda virão, mas o primeiro passo já foi dado e hoje estamos iniciando uma nova era. Assinei a Portaria que Institui o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e, a partir, de agora nossos processos serão digitais e integrados”, disse.
O presidente do CFF, Walter Jorge João, comemorou a implantação do SEI no maior conselho regional de Farmácia do país. “O CFF já utiliza o SEI há mais de um ano e meio e está coordenando o processo de implantação nos conselhos regionais de Farmácia. Ficamos muito felizes em ter o CRF-SP conosco nesse movimento pela modernidade, transparência e agilidade na tramitação de documentos no âmbito de nossas autarquias”, comentou.
“Parabéns ao CRF-SP! Com essa iniciativa, o conselho não apenas moderniza sua estrutura administrativa, mas também se alinha às melhores práticas de gestão pública, promovendo uma gestão mais sustentável e econômica, eliminando a necessidade de processos físicos e contribuindo para a preservação ambiental”, destacou o secretário-geral do CFF, Gustavo Pires.
A superintendente do CRF-SP, Simone Lisot, destacou: “Sempre defendi o que é melhor para a profissão farmacêutica. Agradeço ao empenho de todos, sei que não está sendo fácil para ninguém, mas a gente aprende errando. Gostaria de agradecer a todos, em especial à equipe do Conselho Regional do Mato Grosso do Sul, que por já ter implantado o SEI nos tem dado muito apoio em diversos processos. Que também possamos ser referência para outros conselhos”.
O coordenador de Tecnologia da Informação do CFF, Israel de França Souza, falou sobre como foi realizar a implantação do sistema no CRF-SP como também no estabelecimento de uma mudança de cultura. “São Paulo tem uma fama que faz com que o Estado seja o motor pulsante do país e aqui no CRF-SP vimos isso. Em nenhum momento vocês tiveram medo, em nenhum momento vi vocês não serem capazes. Estou muito feliz com a troca que teve aqui, desde o primeiro dia o CRF-SP não se intimidou”, refletiu.