CFF se reúne com presidente da Ebserh para tratar sobre concursos, insalubridade e organograma

CFF, Sbrafh, SBFC, Fenafar e as universidades protocolaram ofício ao final do encontro

Image description

Nesta terça-feira, 31, por iniciativa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), representantes farmacêuticos se reuniram com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. A pauta abordou as vagas em concursos públicos para farmacêuticos, o pagamento de insalubridade para os farmacêuticos que não contam com o benefício e a estrutura organizacional farmacêutica inserida no organograma da estatal.

Participaram da reunião, além do CFF, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh); a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC); a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar); e representantes dos docentes de Farmácia das universidades federais.

O CFF manifestou a preocupação em relação ao organograma da empresa, no qual estruturas indissociáveis da cadeia da assistência farmacêutica foram vinculadas à gerência administrativa. Pontuou-se, ainda, a necessidade da inserção de três ocupações e um sinônimo (farmacêutico; farmacêutico clínico/ hospitalar; farmacêutico analista clínico; farmacêutico em banco de leite) nos editais dos concursos, com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e na distinção de atribuições e competências das áreas de atuação farmacêutica.

A SBFC fez um apanhado histórico das gestões promovidas junto à Ebserh em diferentes momentos, enfatizando a preocupação com retrocessos recentes. O representante da SBFC alertou para os impactos na assistência e no ensino ocasionados pela desconformidade do organograma dos hospitais universitários com as boas práticas de gestão no âmbito da Farmácia.

Os representantes dos docentes foram uníssonos em transmitir a estranheza de docentes, residentes e acadêmicos ao encontrar nas unidades Ebserh estruturas farmacêuticas destoantes dos modelos ensinados, gerando realidades incompatíveis com as práticas expostas na formação de excelência.

A Fenafar introduziu o tema do pagamento da insalubridade, entendido pelos representantes como uma questão prioritária e de justa percepção por todos os profissionais farmacêuticos vinculados à Ebserh.

CFF, Sbrafh, SBFC, Fenafar e as universidades protocolaram ofício ao final do encontro. Acompanhado de sua equipe técnica, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Arthur Chioro, encaminhou as demandas para análise interna e posterior parecer sobre as reinvindicações.