Primeiro consultório farmacêutico do interior do Amazonas é inaugurado na CAF de Manacapuru
O conselheiro federal de Farmácia pelo Amazonas, Jardel Inácio, considera essa implementação um avanço para a saúde pública
Dez anos depois da aprovação da aprovação das resoluções CFF nº 585 e nº 586, que regulamentam as atribuições clínicas e a prescrição farmacêutica, os consultórios farmacêuticos se consolidam por todo o país. No Amazonas, na última terça-feira (28/11), a Prefeitura de Manacapuru inaugurou o Consultório Farmacêutico na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).
O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, recebeu a informação dessa inauguração com muita alegria. “Eu fico muito feliz por estar vendo ser consolidada a prática clínica nos municípios do interior do nosso país. Lutamos muito para aprovar as resoluções que garantem a prática clínica e a prescrição farmacêutica. E é certamente um motivo de muito orgulho vivenciar essas ações Brasil afora”, comemorou.
O conselheiro federal de Farmácia pelo Amazonas, Jardel Inácio, considera essa implementação um avanço para a saúde pública e ressalta que o intuito é melhorar a adesão medicamentosa aos tratamentos prescritos e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas que serão atendidas pelo serviço de saúde do município. “A implementação do Consultório Farmacêutico de Manacapuru se torna um marco, por ser o primeiro consultório farmacêutico no interior do estado do Amazonas, onde a população tem dificuldade de acesso à saúde. E, também, vem com uma importância muito grande para a saúde pública, tendo em vista que as pessoas que serão atendidas nas UBSs, poderão, agora, contar com a assistência farmacêutica personalizada, no Consultório Farmacêutico, com acompanhamento farmacoterapêutico”, explicou.
A solenidade de inauguração marcou, também, a implantação do projeto Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde no município. O evento contou com a presença do prefeito Beto D’Angelo, secretário de saúde Rodrigo Balbi, secretário Franz Melendez, da coordenadora da Assistência Farmacêutica e gerente da CAF de Manacapuru, farmacêutica Elissandra Fleury Pinheiro, da conselheira federal de Farmácia suplente pelo Amazonas, Dra. Mie Muroya, e dos Drs. Reginaldo Costa, Mara Rúbia Hayden, Kacio Souza, Susi Chagas e Kaoany Vasconcelos.
Com o novo serviço, será possível contribuir para a qualidade de vida dos pacientes hipertensos e diabéticos que utilizam os serviços das unidades básicas de saúde (UBS), estreitando, assim, a relação do farmacêutico com o paciente, ligando-o ao tratamento de sua patologia, seja por medicamentos ou por práticas não medicamentosas, com o intuito de melhorar a qualidade de vida. Com o acompanhamento do farmacêutico, o uso inadequado e efeitos adversos dos medicamentos poderão ser evitados, além de prover ao usuário a segurança de um tratamento correto e eficaz.