CFF contribui com manual de orientação aos farmacêuticos para a redução da carga global do HIV

O livro foi lançado pela FIP nesta quinta-feira, 01/12, Dia Mundial de Luta contra a Aids

Image description

Embora um imenso progresso tenha sido feito em termos de prevenção, testagem, tratamento e qualidade de vida para pessoas vivendo com HIV, o vírus continua sendo uma grande ameaça global à saúde e um fardo para indivíduos, sistemas de saúde e sociedades. Neste sentido, a Federação Farmacêutica Internacional (FIP) lançou, nesta quinta-feira, 01/12, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o manual “HIV prevention, screening and management - A handbook for pharmacists”, que está disponível para download, gratuitamente (para baixar, clique aqui). O Conselho Federal de Farmácia (CFF) contribuiu com a redação e a revisão do manual, que envolveu especialistas do Canadá, Malásia, África do Sul, Estados Unidos e da International AIDS Society. 

Por meio da interlocução da assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, participaram na elaboração do manual, as também farmacêuticas Alícia Krüger, Maria Fernanda Barros de Oliveira Brandão e Naila Neves de Jesus. Alícia Krüger, que é coordenadora do Grupo de Trabalho LGBQTIA+ e Outras Populações Vulneráveis do conselho, explica que o manual mostra as experiências positivas de farmacêuticos no enfrentamento ao HIV/Aids pelo mundo, entre as quais, a participação dos profissionais em ações para melhorar o acesso e a adesão às abordagens farmacológicas para prevenção. 

Uma das contribuições do Brasil para o manual é o relato da experiência de São Paulo, na prescrição farmacêutica de profilaxia pré ou pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP). Apesar da exclusão dos farmacêuticos do rol de prescritores das profilaxias pelo Ministério da Saúde, a cidade de São Paulo mantém esses e outros profissionais não-médicos, como enfermeiros e cirurgiões-dentistas no atendimento a essa demanda na sua rede de saúde desde 2020. Os profissionais contribuem com estratégias como o projeto PrEP na Rua. Em ação realizada no Elevado Presidente João Goulart, no mês de agosto do ano passado, a Prefeitura de São Paulo contabilizou 201 PrEPs iniciadas em apenas quatro horas de atividade do projeto. 

O manual mostra, ainda, a contribuição de farmacêuticos de diversos países nas estratégias de redução de danos para usuários de drogas intravenosas e na triagem e testagem, ajudando a identificar os casos que precisam receber tratamento e cuidados. No manual, uma seção de “Prevenção, triagem e gerenciamento de HIV: um manual para farmacêuticos” é dedicada às funções de saúde pública para farmacêuticos nesta área de doença. Isso inclui campanhas para aumentar a conscientização da comunidade, combater o estigma, prevenir a violência sexual (que geralmente está associada ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis) e apoiar suas vítimas e trabalho de defesa.

“Esforços conjuntos de todas as partes interessadas e profissionais de saúde são essenciais para controlar esta epidemia, mas os farmacêuticos certamente têm um papel importante a desempenhar”, diz Gonçalo Sousa Pinto, líder da FIP para desenvolvimento e transformação de práticas e coeditor do manual. Em particular, ele acrescenta que, como em muitas estratégias de prevenção, os farmacêuticos estão em posição ideal para apoiar os pacientes com maneiras de reduzir o risco de transmissão, incluindo aconselhamento sobre práticas sexuais mais seguras. 
Conforme Gonçalo de Sousa Pinto, o manual visa fornecer aos farmacêuticos e suas equipes informações concisas sobre a variedade de ações que podem realizar para reduzir a carga do HIV, oferecendo exemplos e recursos adicionais. “A FIP espera que os colegas em todo o mundo considerem este um recurso valioso e facilmente acessível,” observa. 

A Federação Farmacêutica Internacional (FIP) é a federação global de associações nacionais de farmacêuticos e cientistas farmacêuticos, e mantém relações oficiais com a Organização Mundial da Saúde. Por meio de nossas 151 organizações membros, representamos mais de quatro milhões de profissionais e cientistas em todo o mundo. Nossa visão é um mundo onde todos se beneficiem do acesso a medicamentos e cuidados farmacêuticos seguros, eficazes, de qualidade e acessíveis. www.fip.org