Setor agropecuário oferece oportunidade para atuação do farmacêutico

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve realizar, ainda neste ano, concurso público para a contratação de auditor fiscal agropecuário

Image description

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deve realizar, ainda neste ano, concurso público para a contratação de auditor fiscal agropecuário. A previsão é que sejam abertas 350 vagas. A informação foi divulgada durante a 514ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizada nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, pelo presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Janus Pablo Macedo. O farmacêutico explicou que esse é um setor em alta que deve demandar novos servidores, especialmente com o avanço do agronegócio.

Janus enfatiza porque o farmacêutico é de grande importância para a composição desse quadro, já que muitos deles se aposentaram. “Nós estamos com essa expectativa que o concurso se realize ainda neste ano de 2022 com um número aproximadamente de 20 vagas para farmacêutico para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário. O farmacêutico é responsável pelo controle e garantia da qualidade dos alimentos produzidos pelo nosso País. além de fiscalizar também a fabricação e comercialização dos produtos veterinários, podendo também atuar na adidância agrícola, ou seja, no exterior. O papel desse profissional dentro no Ministério da Agricultura é muito amplo e promissor“, destacou o presidente do ANFFA Sindical. 

A carreira existe há cerca de 150 anos, mas só foi regulamentada em 2000. É composta por cinco formações: além dos farmacêuticos, também por médicos veterinários, químicos, engenheiros agrônomos e zootecnistas. O auditor atua na garantia da segurança alimentar da população brasileira e é responsável, por exemplo, por certificar todos os produtos de origem animal e vegetal exportados pelo País. No total, 90% do que o Brasil exporta e importa passa pelas mãos desses servidores. “A nossa presença é bem marcante e nos portos e nos aeroportos , nos postos de fronteira seca. O farmacêutico nesse contexto atua nas operações de fronteira, debelando e impedindo o contrabando de agrotóxicos, fertilizantes, produtos veterinários e medicamentos em toda a nossa fronteira seca”, enfantizou o farmacêutico Janus Macedo.

O farmacêutico também relata sobre a participação importante do auditor na regulamentação, fiscalização e registro de bebidas. Os laboratórios de defesa agropecuária tem sido o setor com maior absorção de farmacêuticos, onde esses profissionais realizam a análise de metais pesados em pescados, resíduos de antibióticos em carne bovina ou, ainda, de salmonela em aves. Nas cidades eles atuam na fiscalização do comércio em alguns estados, tendo papel importante nas farmácias de manipulação específicas para pets, que é um setor em grande crescimento.

Ouça a matéria completa na Rádio News Farma.