PL do Farmacêutico Remoto não será votado nesta semana

O presidente da CSaúde garantiu ao coordenador do Comissão Parlamentar do CFF e à deputada Alice Portugal que a proposta não será pautada

Image description

Frente à possibilidade de inclusão do projeto de lei n° 5363/2020 na pauta de votação da Comissão de Saúde (CSaúde) da Câmara dos Deputados, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) intensificou o movimento pelo arquivamento do PL. Conselheiros federais, diretores de conselhos regionais de Farmácia e lideranças de entidades farmacêuticas de todo o país foram convocados pelo CFF para vir a Brasília em busca do apoio dos deputados à rejeição da proposta.

A iniciativa já deu os primeiros resultados. Em reunião na manhã dessa terça-feira (04/06) com o presidente da Comissão Parlamentar do CFF, conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Ceará, Egberto Feitosa, e a deputada federal Alice Portugal, Dr. Francisco, presidente da CSaúde, garantiu que o PL não será pautado esta semana.

“Com isso, as lideranças farmacêuticas ganham fôlego para trabalhar a conscientização dos deputados sobre os danos que esse PL representa para a saúde pública e quanto à importância de preservarmos a conquista da Lei nº 13.021/2014”, destaca o presidente do CFF, Walter Jorge João. Ele lembra que a lei foi uma conquista na medida em que obriga a Assistência Farmacêutica presencial nas farmácias durante todo o tempo de funcionamento desses estabelecimentos e garante o amplo acesso do cidadão ao farmacêutico. 

Pela manhã, o presidente do CFF, que se encontra em Belém para o II Congresso Farmacêutico do Pará, que começa na quinta-feira, 6/06, participou virtualmente de uma reunião com os conselheiros e as lideranças, antes de eles se dirigirem ao Congresso Nacional. O presidente do CFF evidenciou a luta contra o trabalho remoto para farmacêuticos. 

"Precisamos mostrar nossos argumentos aos deputados, esclarecer que a iniciativa defendida pelo PL em nada se confunde com a prática da Telessaúde, que foi aprovada pelo Congresso Nacional e está vigente através da Lei nº 14.510. O que se pretende com o PL nº 5363 é retirar o farmacêutico de dentro das farmácias de todo país e isso nós não podemos aceitar", destacou.

A relatora do PL na CSaúde,  deputada Alice Portugal, que é farmacêutica, apresentou parecer contrário à proposta. Ela lembra que o PL pode ser incluído na pauta de votação da CSaúde nas próximas semanas e reforça o apelo do CFF e dos CRFs à toda a categoria “para interceder aos deputados pelo apoio ao seu parecer, pelo arquivamento do PL.”

Acesse a lista de deputados que compõem a CSaúde e cobre deles o apoio ao relatório da deputada Alice Portugal, contrário ao PL n° 5363/2020.