Semana decisiva para os farmacêuticos
Luta pelo piso e mobilização contra o PL que tira o farmacêutico das farmácias
Essa semana é decisiva para a profissão farmacêutica. Podem ser votados dois projetos de lei (PLs) relacionados à categoria:
O primeiro é o PL nº 1.559/2021, que propõe o Piso Salarial, em tramitação na Comissão de Trabalho (CTRAB).
O segundo é o PL nº 5363/2020, muito danoso à saúde pública, porque institui o farmacêutico remoto e retira esses profissionais das farmácias.
As entidades farmacêuticas podem muito, mas não podem tudo! Trabalhamos por um cenário favorável à profissão em ambos os casos.
“Conseguimos parecer favorável do colega e conterrâneo paraense deputado Airton Faleiro, relator do PL do piso na CTRAB, e articulamos para o projeto fosse pautado para votação esta semana”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.
No caso do farmacêutico remoto, a deputada relatora, Alice Portugal, que é farmacêutica, apresentou parecer contrário ao PL e pela manutenção da Lei 13.021/2014. De acordo com a lei, é obrigatória a presença do farmacêutico durante todo o funcionamento das farmácias. Essa é uma conquista que precisa ser mantida!
“Agora, precisamos da mobilização de todos: pedimos a cada farmacêutico que se junte a nós nesse movimento e cobrem dos deputados federais de seu estado posições favoráveis à profissão farmacêutica. Somente juntos podemos chegar ao final dessa semana, duplamente vitoriosos”, conclama o secretário-geral do CFF, Gustavo Pires.
Aos deputados da CTRaB, peçam o voto favorável ao PL do Piso.