Começam ações de Educação em Saúde no Colégio Batista de Brasília

O primeiro encontro do Programa Educação em Saúde na Pediatria (Cacilda, saúde e cia) ocorreu dia 1º de setembro

Image description

Princípios de saúde, nutrição e cuidados com os medicamentos foram temas do primeiro encontro do Programa Educação em Saúde na Pediatria (Cacilda, saúde e cia), realizado dia 1º de setembro, no Colégio Batista de Brasília, onde está sendo implantado. As ações de educação em saúde serão desenvolvidas de setembro a novembro com 60 alunos do terceiro ano matutino e vespertino. Este ano, a equipe ganhou o reforço de uma pedagoga, que tem contribuído com a elaboração de novas ferramentas lúdicas.


A autora e responsável pelo Programa, Dra Carolina Xaubet, disse que a equipe multiprofissional de Educação em Saúde foi recebida de forma calorosa pelos estudantes que participarão, nos próximos dias, de atividades musicais, encenação teatral, bate-papo com ferramentas lúdicas para abordar os princípios de saúde, incluindo nutrição, imunização, adesão ao tratamento, uso seguro e cuidados com os medicamentos e saúde bucal.


Carolina afirmou que as atividades estão acontecendo de acordo com o cronograma previsto para 2022, com apoio da instituição coparticipante e com muito entusiasmo das crianças. “Também estamos contando com o apoio dos pais dos alunos, que consideram o Programa lançado pelo Conselho Federal de Farmácia importante e necessário para as crianças. Inclusive, aqueles pais que são profissionais da saúde têm demonstrado interesse em ingressar na equipe e contribuir de alguma forma”, ressaltou.


A responsável pelo Programa adiantou que em breve será publicado o Guia Multiprofisisonal de Educação em Saúde na Pediatria, segundo livro infantil do Programa, e também um artigo científico. Os estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe também terão o Programa implantado em breve. O Programa Educação em Saúde na Pediatria (Cacilda, saúde e cia) é uma realização do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF).