Datafolha: 76% dos entrevistados em pesquisa é favorável ao uso medicinal da cannabis

72% dos brasileiros se mostraram contrários à legalização da cannabis para uso geral

Image description

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Datafolha e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo revelou um amplo apoio à legalização do uso de cannabis para fins medicinais entre os entrevistados. De acordo com os resultados, 76% dos participantes da pesquisa manifestaram seu apoio ao uso medicinal da cannabis, enquanto 22% se mostraram contrários. Uma minoria de 1% afirmou ser indiferente à questão e 2% não tinham uma opinião formada.

Por outro lado, quando o assunto é a legalização da cannabis para uso recreativo, que engloba o consumo sem finalidades medicinais, a opinião se inverte. Nesta pesquisa, 72% dos brasileiros se mostraram contrários à legalização da cannabis para uso geral.

Chama a atenção o elevado nível de conhecimento sobre o tema da cannabis medicinal entre os entrevistados, com 85% declarando ter algum grau de informação sobre o assunto. Dentre esses, 32% se consideraram bem informados, 42% se consideraram razoavelmente informados, e 11% afirmaram estar mal informados. Outros 13% declararam não ter conhecimento algum sobre o tema, enquanto 2% preferiram não expressar uma opinião.

Em concordância com o amplo respaldo à utilização da maconha para fins medicinais, aproximadamente 67% dos entrevistados brasileiros expressaram apoio à legalização do cultivo da cannabis no país com o propósito de produzir medicamentos.

O estudo abrangeu 2.016 participantes maiores de 16 anos e recolheu informações nos dias 12 e 13 de setembro, abrangendo 139 municípios em todo o território brasileiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.