OPAS busca fortalecer os serviços farmacêuticos nas Américas

"A construção de sistemas de saúde resilientes requer que as farmácias sejam uma parte integral dos serviços de saúde baseados na atenção primária à saúde” - diretor da OPAS

Image description

Com a finalidade de melhorar a qualidade das farmácias na região das Américas, com foco na atenção primária em saúde, e integrá-las às redes de serviços, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apresentou, nesta quarta-feira (04/10), uma nova ferramenta para avaliar a qualidade da prestação de serviços farmacêuticos e lançou uma rede para compartilhar informações e facilitar a colaboração entre países. 

“A construção de sistemas de saúde resilientes requer que as farmácias sejam uma parte integral dos serviços de saúde baseados na atenção primária à saúde”, considerou o Jarbas Barbosa, diretor da OPAS, durante o Encontro de grupos nacionais de trabalho em serviços farmacêuticos da região das Américas, que ocorreu em Buenos Aires.  

O diretor considerou que “as farmácias devem ser serviços que formem parte do sistema de saúde e não simplesmente estabelecimentos de venda de produtos”. Sua função inclui a prestação de serviços profissionais de atenção ao paciente na prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades. Em muitos países ainda não existem diretrizes nem práticas oficializadas para a prestação de serviços farmacêuticos de qualidade. 

No âmbito da reunião convocada pela OPAS, os representantes e experts dos grupos nacionais, que integram diferentes organizações governamentais e não governamentais, envolvidas na tomada de decisões relacionadas com os serviços farmacêuticos da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Honduras, Panamá, Perú e Uruguai, discutiram os próximos passos para a implementação da ferramenta de indicadores de serviços farmacêuticos em seus contextos nacionais. 

“Esta ferramenta será a base do desenvolvimento de excelência na atenção de qualidade em nossas farmácias”, destacou Barbosa e parabenizou os participantes “pela conclusão deste importante trabalho”.

Antes do lançamento, a ferramenta foi testada em mais de 80 farmácias da Argentina e do Perú. 

A ministra da saúde da Argentina, Carla Vizzotti, apontou que “é uma honra ser sede deste encontro regional e do momento em que essa rede está sendo criada”. Vizzotti destacou que “as farmácias têm um papel fundamental não apenas nos hospitais de alta complexidade, mas também no nível primário de atenção” e enfatizou seu compromisso de extender a utilização da ferramenta no país. 

A ferramenta avaliará as atividades que levam adiante os serviços farmacêuticos, incluindo garantia de qualidade, assistência farmacêutica, gestão de serviços, pesquisa e recursos humanos.

Durante o encontro, também se lançou a Rede de Serviços Farmacêuticos das Américas (RedSFar), um fórum para compartilhar informações, experiências e melhores práticas entre as autoridades de saúde e especialistas, mas também para catalisar a colaboração e a cooperação entre os membros da rede. 

“Esperamos que por meio desta rede contribuamos para levar a um acesso equitativo e racional dos medicamentos, tratamentos inovadores e outras tecnologias de saúde”, ressaltou o diretor da OPAS.