CFF abre o seu terceiro congresso, com 4 mil participantes, em Foz do Iguaçu
O evento tem como tema “Ciência, Decisão e Tratamento: o Farmacêutico conectando e moldando a Saúde
O III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas foi oficialmente aberto nesta quarta-feira, 6 de novembro, em Foz do Iguaçu, em solenidade que teve como cerimonialista a jornalista Giuliana Morrone. Realizado de 6 a 8 de novembro, o evento tem como tema “Ciência, Decisão e Tratamento: o Farmacêutico conectando e moldando a Saúde” e reúne mais de 4 mil profissionais e autoridades para debater o impacto do farmacêutico na promoção da saúde e na inovação em tratamentos. Ao final do ato solene, os participantes puderam assistir a um show exclusivo de humor com Fábio Rabin, oferecido pelo ICTQ.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, reforçando a importância do evento. Estiveram presentes a representante da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), Virgínia Olmos, o presidente da Confederação Farmacêutica Argentina (Cofa), Ricardo Presenti, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Helder Mota Filipe.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi representada pelo diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, Marco Aurélio Pereyra, que expressou o apoio do órgão às iniciativas do setor farmacêutico e ao fortalecimento da profissão.
O coordenador-geral do Congresso e secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, e o anfitrião do evento, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Marcio Antoniassi, deram as boas-vindas aos participantes. Antoniasi mencionou o orgulho de ver “tantas pessoas virem ao estado com sede de conhecimento, prontas para os conteúdos oferecidos pelos conselhos Federal e Regional de Farmácia”.
Gustavo Pires destacou a evolução da profissão com o uso crescente da tecnologia, desde a telefarmácia até a inteligência artificial, que transformam o atendimento e o setor industrial. Ressaltou também a importância da colaboração entre farmacêuticos, tecnólogos e empreendedores, e celebrou o evento como o primeiro com carbono zero. Ele encerrou pedindo aos colegas que valorizem a profissão. “Amem a nossa profissão e defendam o nosso sistema!”
O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, foi aplaudido de pé ao discursar sobre os avanços e desafios da profissão. Em sua fala, enfatizou a importância de fortalecer a visibilidade dos farmacêuticos como profissionais de saúde e destacou a necessidade de união.
Walter Jorge João instigou a categoria, exaltando seu potencial. “Nós temos uma força inimaginável.” Ao se referir aos desafios enfrentados, ele lembrou como encontrou a profissão “desestimulada e tímida” ao assumir a presidência do CFF em seu primeiro mandato, mas reafirmou o compromisso de continuar transformando essa realidade.
Com orgulho, celebrou as conquistas da profissão, como a regulamentação de 10 ocupações e 140 áreas de atuação, incluindo a Farmácia Clínica, por meio da Resolução 585/2013, e a regulação da prescrição farmacêutica pela Resolução 586/2013. Mas salientou a importância de os farmacêuticos se apropriarem das normas e praticá-las.
“Da prescrição de MIPs evoluímos para a prescrição de medicamentos tarjados, como PrEP e, com muita responsabilidade, PEP, em HIV/Aids; contraceptivos, vacinas e prevenção de tuberculose. E creiam que, em breve, esperamos regulamentar a prescrição de antimicrobianos.”
O compromisso do CFF em defender o espaço dos farmacêuticos em áreas como a estética, onde há grande atuação, também foi destacado: “Quando o bolo cresce, não querem dividir conosco. Querem o bolo todo, e isso nós não vamos permitir.” Walter Jorge João frisou que o apoio do conselho às causas farmacêuticas é sincero e duradouro, incentivando os colegas: “Eu sei, e vocês sabem, que estou falando para vocês com a mais profunda sinceridade.”
O discurso terminou com uma mensagem inspiradora para que a categoria se una para superar obstáculos e continuar a crescer. “Sabe o que me motiva a continuar lutando pela nossa valorização? É o amor que eu tenho em meu coração por vocês e pela nossa profissão!”
Clique nos links abaixo e confira as fotos do evento: