III CBCF: Revista com relatos de trabalhos bem sucedidos no SUS é lançada pelo CFF
Publicação tem sido oportunidade para farmacêuticos divulgarem ações desenvolvidas em unidades de saúde por todo o Brasil
A 9ª edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS foi lançada no segundo dia (7.11) do III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (III CBCF), em Foz do Iguaçu, durante a palestra “20 anos da política nacional de assistência farmacêutica”, ministrada pelo diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/MS), Marco Aurélio Pereira.
A publicação é uma maneira de o Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Grupo de Trabalho (GT) sobre Saúde Pública, evidenciar o trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora do GT e do conselho editorial que selecionou os relatos, Lorena Baía, diz que esta edição representa um grande marco na história da revista. “Pela primeira vez, tivemos que dividir os textos em dois volumes. O volume I contém experiências enviadas por autores das regiões Nordeste, Norte e Sul. No segundo volume, reunimos as das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Foram recebidos quase 70 trabalhos e a triagem foi bem difícil para chegarmos a um total de 45 aprovados”, detalha.
O edital com as regras de submissão de trabalhos para a 10ª edição, prevista para ser lançada no congresso do Conasems de 2025, já está disponível na plataforma revistas.cff.org.br.
“Nosso objetivo é valorizar as iniciativas implementadas em diferentes contextos, com destaque para a educação em saúde, ampliação dos serviços de assistência farmacêutica, gestão de resíduos sólidos em saúde, farmacoeconomia e implantação do Cuidado Farmacêutico”, informou o GT no texto de abertura.
Autora de um dos trabalhos publicados, a professora da Universidade de Brasília (UnB), Dayani Galato, reconhece a importância de divulgar sua experiência em um meio de comunicação do CFF. “Atuo em vários projetos e pesquisas na graduação na pós-graduação. Volta e meia temos a possibilidade de publicar artigos em revistas de impactos, até revistas internacionais, mas, neste ano, acho que a publicação que eu tenho mais carinho é essa do CFF, pois é um material que atinge muito o público que eu quero atingir, que são os colegas da profissão. E funciona como uma oportunidade de crescimento do serviço que a gente relatou”, afirma.
Lançamento
Na ocasião do lançamento, o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/MS), Marco Aurélio Pereira, avaliou os impactos, conquistas e desafios do setor, discutindo o futuro da política para melhorar a assistência farmacêutica no Brasil.
“Estamos aqui no III CBCF com a palestra sobre os 20 anos da política nacional de assistência farmacêutica para comemorar essa grande conquista para a saúde da população e resgatar a histórica luta da profissão para conquistar cada vez mais espaço no cuidado ao paciente do SUS” , disse o especialista em saúde pública, que também participou da abertura do III CBCF representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Acesse a 9ª edição (Volume 1 e Volume 2).
Submissões de trabalhos para a próxima edição revistas.cff.org.br