Farmacêutica Margô Karnikowski recebe título de cidadã benemérita de Brasília

A outorga foi concedida pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na noite desta terça-feira, dia 7 de maio

Image description

Foi homenageada como cidadã benemérita de Brasília, a farmacêutica Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, professora associada do curso de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB) e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da UnB. A outorga foi concedida pelo plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na noite desta terça-feira, dia 7 de maio.

A solenidade de outorga do título à professora ocorreu por requerimento da deputada Jaqueline Silva (MDB). “A professora Margô Karnikowski é um exemplo notável de excelência profissional, serviços prestados à comunidade e contribuição à ciência, à saúde e à formação de cidadãos do DF”, disse a deputada, reforçando que a honraria é uma forma de reconhecimento e valorização dos indivíduos que contribuíram para o bem-estar e desenvolvimento da sociedade.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, parabenizou a deputada Jaqueline Silva pela “brilhante inciativa” e, embora não tenha conseguido estar presente, agradeceu pelo convite para a solenidade que homenageou a quem ele definiu como “uma ilustre farmacêutica”. Walter Jorge foi representado pela assessora da Presidência e coordenadora técnico-científica do CFF, Josélia Frade, que discursou no evento: “Nossa profissão é representada em 70% por mulheres. A Farmácia é uma profissão que tem como pilares a educação, a prática e a pesquisa. Durante sua vida profissional, a Drª Margô Gomes contribuiu para o fortalecimento desses três pilares da profissão farmacêutica e atuou em diferentes frentes”. 

Ainda de acordo com Josélia, em uma visita ao currículo Lattes da homenageada, é possível conhecer a trajetória da Dra Margô. Porém, continua a assessora, o currículo Lattes não mostra o aspecto subjetivo dessa trajetória. Então, numa pesquisa/enquete com farmacêuticos que têm ou tiveram o privilégio de trabalhar ao lado dela, foram identificados termos que remetem a uma Margô que gosta de pessoas e trabalha para as pessoas.

“Na chuva de palavras que consegui criar, algumas expressões retratam o quanto é admirada: determinada (se pega algo para fazer, vai até o fim); forte; empática; acolhedora; visionária; tem o poder de aglutinar; tem o poder de integração (com diferentes profissões, diferentes gerações, diferentes instituições...); articuladora; dinâmica; competente; possui senso de colaboração; diferenciada; valoriza e respeita o saber popular, o saber tradicional; te coloca para cima, é afetuosa”, enumerou Josélia sobre a colega farmacêutica. 

Também compareceram à solenidade, lideranças farmacêuticas, educadores da UnB e um grande número de idosos que participam da Universidade do Envelhecer (UniSer), a qual Margô é coordenadora fundadora. A pesquisadora possui graduação em Farmácia, mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas, doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular da Universidade de Brasília e pós-doutoramento na Universidade do Porto, em Portugal.