Show de beleza: workshop sobre estética e qualidade de vida é realizado no CFF

O evento foi transmitido ao vivo no Youtube do CFF e está disponível na íntegra

Image description

Nesta quarta-feira (07.12) o auditório do Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi cenário para um grande workshop sobre o mundo da beleza promovido pelo Instituto Brasileiro de Estética Avançada (Ibesa). Com palestrantes das mais variadas especialidades, o evento ofereceu um banho de conhecimento aos espectadores. Foram quase 150 participantes entre farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros, dentistas, esteticistas e profissionais interessados em entrar no mundo da saúde estética.

O evento foi transmitido ao vivo no Youtube do CFF e está disponível na íntegra. Entre as palestras mais aguardadas, estavam a do Dr. Ricco Porto sobre harmonização de glúteos - muito além da bioestimulação, que foi o penúltimo a se apresentar. O especialista em estética faz palestras em todo o mundo para difundir seus estudos. "Quando a gente fala de saúde estética, sempre a saúde vem na frente. Nos glúteos para mim não é diferente. Sempre a promoção da saúde com resultados estéticos é o que me interessa". E a saúde geral dos indivíduos foi o grande guarda chuva que norteou a maior parte das palestras. Veja os destaques abaixo:

"O desconforto autopessoal é uma doença sistêmica nos dias de hoje"

O cirurgião plástico João Darques foi o primeiro a apresentar seu trabalho no workshop. Ele destacou tópicos de seu livro, recém lançado: Como a plástica pode ajudar você?.

Apontado com um dos cirurgiões plásticos mais jovens do mundo, Dr. João despertou a reflexão da plateia ao falar sobre as ações que desenvolve em sua Organização não Governamental que atende transexuais. "Estética é tratar a insegurança do paciente".

Para o cirurgião, o diálogo é a base para diagnosticar as necessidades reais de cada um, pois, inicialmente, também é preciso deixar claro o processo de envelhecimento. " O desconforto autopessoal é uma doença sistêmica nos dias de hoje", afirma.

"Quando me perguntam qual o melhor profissional da hamonização, eu sempre ressalto que é o farmacêutico"

O dentista Bruno Bastos revelou sua preferência pelos farmacêuticos nos procedimentos estéticos durante sua apresentação. Bruno atua como speaker de uma grande empresa que produz artigos para aplicação na área de rejuvenescimento facial e corporal.

"Além de ter estudando bastante, e se manterem em constante atualização, os farmacêuticos entendem os detalhes de cada produto e sabem sobre os constituintes da fórmula", justificou o cirurgião dentista, que também lembrou a importância de se entender o paciente para escolher cada bioestimulador.

"Tentem simplificar o nome de usuário para que as pessoas encontrem com facilidade seu perfil profissional nas redes sociais ".

O Dr. André Nóbrega levou toda a sua simpatia para a palestra Marketing de Vanguarda na Saúde. "É importante que as postagens sejam feitas com frequência, quanto mais variado o tipo de publicação, melhor: vídeos, fotos, carrossel.  Seja elegante, evite frases religiosas, visão política ou frases clichês. E, quando algo é sucesso, você repete".

O dentista especialista em harmonização orofacial e sucesso nas redes sociais apresentou diversos exemplos de como um profissional da saúde estética deve se apresentar no mundo virtual e, principalmente nas mídias digitais. "A maneira com que eu vou me posicionar, vai definir meu público-alvo e conhecer o seu paciente vai te ajudar a escolher a melhor foto, a melhor postagem e promover o melhor tipo de interação".  

André Nóbrega, que também é professor de Arte e Designrevela que o segredo de um bom marketing de vanguarda é demonstrar sentimento com o interlocutor e não "parecer uma máquina". "A meta do marketing digital é interagir. Responda as pessoas como você responderia pessoalmente."

"A saúde estética passa a ser uma realidade quando damos a opção de o paciente escolher que profissional procurar".

A coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Farmácia Estética do Conselho Federal de Farmácia, Dra. Renata Gonçalves, defendeu a diversidade de profissões com especialização em estética para que os pacientes possam ter mais possibilidades de escolher com quem deseja realizar seu tratamento. "A gente tem que entender que o que é nosso ninguém vai tirar", afirma.  

Com a atividade regulamentada há quase dez anos pelo CFF, a farmacêutica destacou o quanto é importante a especialização e a normatização do setor para abrir ainda mais o caminho até a saúde estética. "A saúde estética vem se firmando nos aspectos técnicos e, por isso, deve caminhar par com a solidez jurídica. Uma área de atuação não regulamentada não pode evoluir como profissão. Por isso a importância dos conselhos profissionais", refletiu.

"Eu não consigo falar de bioestimulador sem falar em que atrapalha o resultado de uma bioestimulação".

A cirurgiã dentista Patrícia Regina começou a palestra evidenciando a importância da saúde física e mental dos pacientes que procuram procedimentos estéticos. "Eu preciso do meu paciente bem de saúde, desinflamado, se alimentado  direito, dormindo direito, para aquele material dar o resultado que ele promete dar".

Dra. Patrícia apresentou seu protocolo para o tratamento de melasmas e falou sobre os produtos mais indicados para cada caso. "Minha técnica consiste na associação de bioestimuladores, com indução percutânea de colágeno e peeling, utilizando vários produtos diferentes".

Para o procedimento, a especialista acredita ser indispensável o uso de anestésico. "Eu acho inconcebível, nos dias de hoje, você trabalhar sem anestesia. Paciente não tem que sentir dor. A gente não tem que ter medo de anestesia."  

Aos profissionais que não podem fazer bloqueio, a dentista Patrícia Regina revelou que existe uma técnica onde a aplicação bem feita de anestesia infiltrativa pode gerar o bloqueio e que ela ensina como realizar o procedimento em um vídeo que está disponível no seu canal no Youtube. 

"Eu sou um grande fã de farmácia de manipulação"

O professor Lucas Portilho deu uma aula sobre prescrições em estética clínica. Com uma apresentação muito dinâmica, o mestre apontou diversos produtos com ação rejuvenescedora que podem ser prescritos por profissionais da saúde e que apresentam excelentes resultados se utilizados de forma concomitante.

Sobre os manipulados, Lucas Portilho deu uma dica valiosa para aqueles que querem entrar no mundo da prescrição em estética: "vocês conhecem o congresso Consulfarma? Caso ainda não tenham participado, recomendo muito que participem da edição 2023".

Longevidade 3D

As doutoras Camila Maria, farmacêutica e idealizadora do workshop, Socorro Morais, médica ginecologista e nutróloga e a bacharel em direito Edilene Vasconcelos Giustini se juntaram para falar do envelhecimento saudável. Cada uma apresentou sua história de vida para exemplificar que a estética vai muito além da aparência física.

Aos quase 60 anos, a médica potiguar Socorro Morais contou sua trajetória como profissional especializada em envelhecimento. " O desafio de estudar o envelhecimento foi um divisor de águas na minha carreira e na minha vida. Eu estava com 42 anos". A cirurgiã também evidenciou a necessidade de os profissionais da saúde colocarem o assunto em pauta. "Precisamos colocar em nossas agendas o estudo do envelhecimento. O estilo de vida vai ditar a qualidade da nossa longevidade".

Já a Dra Edilene Vasconcelos, que está com 62 anos, falou sobre aspectos psicológicos e espirituais da longevidade. "A beleza é um processo de construção. É possível envelhecer bem". Com residência na Itália, EdilenteVasconcelos falou sobre sua rotina de exercícios e alimentação saudável. "Acordo cedo para passar pelo menos 4 horas na academia. Como sou aposentada, passo a manhã . Nunca realizei procedimento estético. Sou 'original de fábrica', como diz o meu marido". Ela conta, ainda, ter redescoberto a forma de comer após sair do Brasil. "A família do meu marido planta tudo o que consome. Aqui eu não me preocupava tanto em me alimentar de forma saudável. Até o azeite que utilizamos é feito lá".

Dra. Camila também falou sobre a importância de se ter bons hábitos de vida para ter uma boa saúde estética. "Para uma eficaz recuperação ou manutenção dos contornos faciais, é necessário entendermos como se dá o envelhecimento da face. O envelhecimento facial é consequência de múltiplos fatores intrínsecos e extrínsecos. Todas as coisas que uma pessoa passou diz muito. Parece que fica como um carimbo na face", expôs a especialista.  

"Eu gosto do ozônio por que ele é uma clínica inteira em um único recurso."

O Dr. Rafael Ferreira encerrou o workshop com uma aula sobre o uso da ozonioterapia em procedimentos estéticos. O cirurgião dentista apresentou exemplos de pacientes com marcas do envelhecimento tratados apenas com aplicação de ozônio ou com a combinação de  técnicas. "Com isso, a gente gera muito mais gastando muito menos. Se a gente utilizar uma boa estratégia, conseguimos otimizar os resultados".

Rafael Ferreira afirmou que não existe contraindicação para o uso da ozonioterapia e que a técnica serve, comprovadamente, para promover ajustes fisiológicos e que, por esse motivo, promove tantos para a saúde dos pacientes.  

"É muito gratificante ser farmacêutica e ter respaldo do meu conselho e conseguir ir tão longe. Se nós pensássemos nisso há cinco anos atrás, não sei se seria possível"  

A farmacêutica Dra. Camila Maria agradeceu o apoio do CFF e se sentiu realizada ao final do evento. "Foi sensacional. Evento lotado, público o tempo inteiro, ninguém foi embora. E as palestras foram super diferentes. Eram de vários profissionais da saúde: farmacêuticos, médicos, dentistas, isso agregou demais, esse misto de conhecimento foi o que eu acho que realmente fez a diferença no nosso evento. Ano que vem queremos fazer um evento bem maior, com mais planejamento, pois esse evento foi mais para lançar toda essa ideia", finalizou.