CFF reúne-se com representantes da indústria para tratar de projetos de saúde pública

Representantes da Astrazeneca foram recebidas por diretores do conselho durante o II CBCF

Image description

Diretores do Conselho Federal de Farmácia (CFF) se reuniram na última sexta-feira, 11/11, com representantes do Departamento Médico da linha Cardiorrenal e Metabólica (CVRM) da Astrazeneca, para discutir parcerias para o desenvolvimento de atividades voltadas à saúde pública e à promoção da assistência farmacêutica. 

“O CFF tem se preocupado muito com a ampliação dos espaços de atuação do farmacêutico no cuidado do paciente, de forma a favorecer o acesso à assistência à saúde e ao medicamento com acompanhamento do seu uso. E acreditamos que podemos trabalhar juntos por esse objetivo “, disse o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, às representantes da Indústria, que foi uma das empresas expositoras na feira do II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBCF), realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Juliana Paula, Gerente Médica da linha cardiorrenal e metabólica, e Juliana Soares e Julie Segawa, ambas Medical Science Liaison, acenaram positivamente para a possibilidade de novas parcerias.  Julie Segawa elogiou a organização e a programação do II CBCF, e disse que, durante os três dias de congresso, vislumbrou inúmeros interesses comuns entre a empresa e o conselho. “Por meio das atividades oferecidas, observamos que o CFF visa à qualidade da assistência ao paciente e busca o acesso à assistência à saúde e aos medicamentos, além da qualificação dos profissionais. Essas também são preocupações nossas”, afirmou. 

Entre as especialidades possíveis para projetos conjuntos foram citadas pelas representantes da Astrazeneca o cuidado à saúde dos pacientes com diabetes, doenças cardiovasculares e renal. O presidente do CFF destacou ainda as doenças respiratórias, com ênfase na asma, e os serviços de vacinação. Ele lembrou que as farmácias estão autorizadas a dispor de vacinas e os farmacêuticos, a assumir a responsabilidade técnica pelos serviços de vacinação. Informou ainda que o conselho está capacitando farmacêuticos de todo o país para atuar na área. São cerca de 30 mil profissionais inscritos no curso Serviços de Vacinação por Farmacêuticos. 

Novas reuniões deverão ser agendadas para discutir sobre as possíveis parcerias. Também participaram da reunião pelo CFF, a vice-presidente, Lenira da Silva Costa, e o secretário-geral, Gustavo Pires.