Ministério da Ciência e Tecnologia e CFF estudam acordo de cooperação
Pauta: aumentar a produção nacional de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs)
O desabastecimento de medicamentos devido à crise na produção de insumos durante a pandemia e outros temas relacionados ao complexo industrial da saúde foram temas de reunião recente entre o secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Luiz Gustavo Pires, e a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. No encontro, ministério e conselho iniciaram o diálogo com vistas à assinatura de um acordo de cooperação entre os dois órgãos.
No encontro, que contou com a participação da vice-presidente do CRF-PE, Aexalgina de Aguiar Tavares Rocha, do suplente de conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pernambuco, Olavo Bandeira, e da representante do CFF no Conselho Nacional de Saúde, Veridiana Ribeiro da Silva, o ministério e conselho iniciaram o diálogo com vistas à assinatura de um acordo de cooperação entre os dois órgãos.
Secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, em reunião com a ministra Luciana Santos
“Nos colocamos à disposição para participar do debate e colaborar com o governo federal para que o país tenha estratégias para sua autonomia na produção nacional de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs)”, disse o secretário-geral do CFF, acrescentando que, desde o início da pandemia, o conselho acompanha a pauta da dependência de importação de insumos para produção de medicamentos no Brasil.
Gustavo Pires lembrou que o conselho visitou o setor produtivo e, em parceria com a Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), produziu um levantamento sobre o setor. “Ficou constatada a enorme capacidade de expansão da produção e consequente ociosidade das unidades visitadas.”