VLibras contribui para democratizar o acesso ao site do CFF

Na constante busca pela inclusão, CFF disponibiliza ferramenta tradutora da língua portuguesa para Libras no layout recente do site

Image description

Desde setembro de 2022, os usuários que acessam o portal do CFF podem utilizar a ferramenta VLibras, que traduz os textos que estão em língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras foi desenvolvido para melhorar o acesso das pessoas surdas usuárias de Libras à informação e à comunicação. A ferramenta gratuita (de código aberto e distribuição livre) também pode ser instalada em qualquer site ou no computador, em tablets e smartphones.

O caminho percorrido pelo CFF para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, principalmente relacionado ao acesso aos farmacêuticos, é antigo. Tanto que, no mesmo período, lançou um curso para que estes profissionais pudessem aprender, de forma gratuita, a linguagem de sinais por meio da plataforma edufarma.cff.org.br

"A inclusão faz parte da cultura do CFF, que vem trilhando, de forma crescente, este caminho. Fomos o conselho de classe pioneiro em oferecer o curso de libras aos nossos profissionais para estreitar a relação no atendimento à pessoas com esse tipo de necessidade especial. Temos ciência da grande importância desse serviço para a população",  afirma Walter Jorge João, presidente do CFF.