Novas resoluções do CFF respaldam a atuação em PICs e na auriculoterapia e auriculoacupuntura

As normativas já estão publicadas no Diário Oficial da União. Acesse o conteúdo para se apropriar das informações sobre suas novas possibilidades de atuação

Image description

Acabam de ser publicadas no Diário Oficial da União, duas novas resoluções do Conselho Federal de Farmácia. A primeira, de nº 732/2022, regulamenta a atuação do Farmacêutico em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso inclui as 29 práticas listadas atualmente pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministério da Saúde, e, também, todas que vierem a ser incluídas futuramente. A outra, de nº 733/2022, regulamenta especificamente a atuação do farmacêutico na Auriculoterapia e Auriculoacupuntura.

A coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia e Fitoterapia do CFF, Elaine Baptista, explica que a primeira é uma normativa “guarda-chuva”, por abranger várias práticas. Apesar de ter aprovado essa normativa “guarda-chuva”, o conselho optou por regulamentar especificamente a atuação do farmacêutico na Auriculoterapia e na Auriculoacupuntura. Elaine Baptista explica que a resolução específica se sobrepõe à geral, devendo ser a normativa considerada por quem pretende atuar nesta prática. “As resoluções não tem a função apenas formal, de autorizar a prática, mas também orientam o profissional sobre o que o conselho espera dele em sua atuação na especialidade regulamentada”, observa.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, destaca a importância das normativas. “Ambas as resoluções eram, há muito, esperadas pelos colegas que atuam nestas práticas, e que ainda não dispunham de regulamentação específica para a nossa profissão.” Ele destaca que, com a regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico e a regulação da prescrição farmacêutica, as resoluções que dispõem sobre a atuação farmacêutica nas PICs abrem uma perspectiva excelente de colocação no mercado de trabalho. “Se especializando, os colegas terão autonomia para trabalhar em seus próprios consultórios, o que muitos já tem feito e com sucesso!”.

Para conhecer as novas resoluções acesse os links:
Resolução CFF nº 732/2022 - https://bit.ly/3dawqYj
Resolução CFF nº 733/2022 - https://bit.ly/3RB6X9f