Sistema Eletrônico de Informações será implantado no Conselho Regional de Rio Grande do Sul
CRF-RS é o sexto regional a aderir a ferramenta de gestão de processos.

O Conselho Regional de Rio Grande do Sul (CRF-RS) é o sexto dos 27 regionais a implementar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a gestão de processos administrativos. A adesão foi formalizada, de forma virtual, entre o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, e a presidente do CRF-RS, Giovana Ranquetat Fernandes, nesta quarta-feira, 10 de setembro.
A ferramenta tem como premissas a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento de conhecimento entre as entidades e a praticidade na tramitação de documentos. Além de unir todos estes benefícios, o SEI também representa uma economia significativa e ligada à sustentabilidade, pois dispensa o uso de papel.
Sobre a adesão do SEI por mais um conselho regional, Walter Jorge João reforça a intenção de implementar o instrumento de gestão em todos os CRFs. "Estamos caminhando a passos largos para que todos os Conselhos Regionais tenham os possam usufruir dos inúmeras vantagens oferecidas com a adesão desse sistema. Mais do que uma necessidade, é importante termos este compromisso com o avanço e a modernização para integrar os processos", afirma o presidente do CFF.
O CRF-RS possui mais de 19 mil farmacêuticos inscritos ativos e 9.234 estabelecimentos registrados. O Termo de adesão ao ACT nº 326/2022 - Nº 3/2025 foi publicado nesta quinta-feira.
Números
Atualmente, estão integrados ao SEI/CFF/CRFs, mais de 810 usuários internos e quase 10 mil usuários externos. Entre estes, estão os farmacêuticos, fornecedores, representantes de conselhos profissionais, órgãos de controle, órgãos do Poder Judiciário, órgãos do Poder Executivo, entre outros. Desde que foi implantado no CFF/CRFs, 103.500 processos deixaram de circular por meio físico para serem iniciados e tramitados totalmente por meio do sistema. São 351.366 documentos gerados e 368.792 recebidos.