CFF e Conasems se reúnem e falam sobre parcerias

Diretores do CFF buscam apoio do Conasems para dar maior protagonismo aos farmacêuticos na atenção básica e primária

Image description

Na manhã desta quinta-feira (13.04), o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, o secretário-geral, Gustavo Pires, e o conselheiro Federal de Farmácia de Roraima, Adonis Motta, se reuniram com o secretário executivo do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, e com o assessor técnico e responsável pelas discussões sobre Assistência Farmacêutica da instituição, Elton Chaves. 

O presidente do CFF expôs a necessidade de aumentar o protagonismo do farmacêutico nas políticas públicas de saúde. "Temos uma grande força de trabalho disponível para reforçar a atenção primária, não só com os farmacêuticos, mas com os outros profissionais da área da saúde. Na nossa avaliação, precisamos ampliar essa visão e acreditar nas potencialidades das demais profissões, em termos de contribuição para desafogar as filas nos centros de saúde e nas Unidades Básicas de Saúde, por exemplo".   

Além disso, os representantes do CFF levaram a ideia de firmar parceria entre as partes para promover capacitações aos farmacêuticos de todo o País. O secretário executivo do Conasems ressaltou a importância do farmacêutico para a saúde pública e sinalizou de forma positiva a proposta apresentada pelo CFF. "Ter vocês conosco, contribuindo com esse processo, participando desse processo, é essencial. Nós vamos construir juntos. Nós temos plataforma, expertise, temos um canal de televisão. É uma estrutura muito bacana e que está a disposição, inclusive para, de repente, fazermos alguma coisa em conjunto, passar alguma informação de forma geral, fazer lives etc. Estamos abertos para fazer um termo de cooperação.", afirmou Mauro Junqueira.  

A visita dos representantes do foi uma forma de dar continuidade às ações de aproximação com o Conasems e de retribuir a presença do assessor Elton Chaves na reunião plenária de fevereiro, onde Elton levantou questões como o aumento no número de farmacêuticos na rede municipal de saúde durante a pandemia. O termo de cooperação deve ser assinado na reunião plenária do CFF do mês de junho.