Grupo de Trabalho do CFF se reúne com representante do Ministério das Mulheres
CFF e Ministério das Mulheres estão juntos para ampliar oferta de serviços de saúde à sociedade
Integrantes do Grupo de Trabalho 'Mulheres Farmacêuticas', do Conselho Federal de Farmácia (CFF), se reuniram, na sede da autarquia, em Brasília, nos dias 12 e 13 de julho. Para dar amplitude às ações desenvolvidas, as farmacêuticas receberam a coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede de Atendimento/Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Simone Souza, e conversaram sobre a ampliação da oferta dos serviços farmacêuticos nos programas desenvolvidos pelo Ministério das Mulheres.
As pautas pensadas em conjunto serão redigidas e encaminhadas, em forma de um projeto de ações, para a apreciação da pasta do governo. Caso sejam aprovadas pelo Ministério, as ações serão desempenhadas pelo CFF e o Ministério das Mulheres nas unidades de atendimento.
Uma das integrantes do GT que conduziu a reunião com Simone Souza, a conselheira federal de Farmácia pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Márcia Saldanha, observa que, diante de todo o trabalho realizado pelo GT Mulheres Farmacêuticas do CFF exposto durante a reunião com a coordenadora-geral e toda a possibilidade em que a área farmacêutica pode contribuir com a sociedade, a visitante demonstrou grande satisfação com o que vislumbrou. "Foi ótima nossa reunião e sugiro que, quando estiverem com o projeto pronto, marquemos para vocês (o GT) virem aqui fazer a entrega", disse em e-mail.
A vice-presidente do CFF e conselheira federal de Farmácia pelo RN, Lenira da Silva Costa, integrante do GT Mulheres Farmacêuticas, reforça a importância da parceria com o Ministério das Mulheres. "Com muito afinco temos trabalhado na elaboração dessas propostas de engajamento da categoria em ações dos diversos ministérios do Governo Federal, com foco na afirmação das mulheres e no maior envolvimento das farmacêuticas nas iniciativas públicas. Somos uma categoria predominantemente feminina, constituída por mais de 70% de farmacêuticas, que podem contribuir para melhores condições dos serviços de saúde, através da distinta capacidade técnico-científica desenvolvida com a formação em Farmácia", afirma.
A próxima reunião do GT está agendada para os dias 13 e 14 de setembro de 2023, onde a proposta será finalizada presencialmente e serão discutidos os últimos detalhes do projeto. No segundo dia de encontro em Brasília, conforme solicitado pela representante do Ministério da Saúde, o Grupo fará a entrega do documento final, pessoalmente, no Ministério das Mulheres.