CRF-MS é o primeiro regional a iniciar implantação do SEI
Ferramenta adotada pelo CFF permite a tramitação de processos de forma virtual, otimizando tempo e eliminando o uso de papel
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso do Sul (CRF-MS) é o primeiro regional a iniciar a implantação do Serviço Eletrônico de Informação (SEI), adotado, desde abril de 2023, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) para a tramitação de processos e documentos de forma virtual. O termo de adesão foi assinado de forma remota, nesta quinta-feira (14/12), pelo presidente do CFF, Walter Jorge João, e pelo presidente do CRF-MS, Flávio Shinzato, por meio de uma transmissão realizada durante a última reunião plenária de 2023, daquele regional.
Ao assinar o termo virtualmente, dentro da própria ferramenta, o presidente do CFF pontuou que a adoção dessa tecnologia se trata de um avanço significativo e parabenizou o regional pela iniciativa. “O CRF-MS é sempre bastante avançado nessas questões e tem sido precursor em muitas iniciativas, acompanhando tudo o que acontece no Conselho Federal. Eu fico muito feliz em ver que vocês estão avançando nisso. Indiscutivelmente, esse é um sistema bastante avançado”, disse Walter Jorge João, em participação virtual na plenária do regional.
Walter Jorge ressaltou que, há tempos, desejava implantar um sistema que acabasse com a burocracia institucional e eliminasse o uso de papel na tramitação de processos dentro do sistema de conselhos de Farmácia. “Essa era uma grande preocupação que nós tínhamos. Demorou um pouco para implantarmos todo o sistema, mas conseguimos lograr exido com o excelente trabalho que a nossa TI vem realizando, juntamente com o nosso administrador”, destacou o presidente.
Durante a transmissão, o administrador do CFF, Luiz Carlos Viglongo, fez um breve histórico da implantação do SEI na autarquia e falou das vantagens institucionais de se compartilhar essa tecnologia com os regionais. “A ferramenta permite que vários setores possam trabalhar simultaneamente, agilizando o tempo de tramitação dos processos que, anteriormente, dependiam do deslocamento físico dos documentos impressos de um setor para outro”, explicou.
O presidente do CRF-MS agradeceu o apoio do Federal e destacou o fato de o regional ter sido um dos primeiros iniciar a implantação do serviço, com o treinamento dos funcionários para a tramitação dos processos pela ferramenta. “A gente fica muito feliz de assinar essa adesão hoje, em nossa ultima plenária de 2023, para que em 2024 iniciemos uma nova fase de avanços, na qual a tecnologia dará um salto na administração e tramitação de documentos oficiais. Além disso, esse projeto vem a consolidar o nosso projeto da sustentabilidade, de forma que a gente possa contribuir para um mundo melhor”.
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para uso no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.