Competências e atribuições do farmacêutico na hemoterapia foram tema de evento online gratuito

Lenira da Silva Costa, vice-presidente do CFF, participou da Jornada de Hemoterapia organizada pelo Instituto Racine

Image description

A Jornada de Hemoterapia, realizada nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, das 19h às 20h30, de forma online e gratuita, pelo Instituto Racine de Educação Superior, reúne farmacêuticos de todo o país em torno de discussões sobre esta área de atuação do farmacêutico, que é a hemoterapia. O primeiro dia do evento foi marcado pela apresentação da vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Lenira da Silva Costa, e da coordenadora da farmácia da Hemorrede do Ceará e do Núcleo de Segurança do Paciente e Doador do Hemoce, Nathália Martins Beserra. As palestrantes trataram das competências e atribuições do farmacêutico em serviços de hemoterapia e/ou bancos de sangue. 

Lenira Costa fez um comparativo das resoluções do CFF de nº 279/1996, nº 617/2015 e nº 673/2019 e apresentou as principais diferenças entre as ementas dessas normativas. A primeira resolução, publicada em 26 de janeiro de 1996, ratificou a competência legal do farmacêutico para atuar profissionalmente e exercer chefias técnicas e direção de estabelecimentos hemoterápicos; a segunda, editada em 27 de novembro de 2015,  dispôs sobre as atribuições e competências do farmacêutico nos hemocentros Nacional e regionais bem como em serviços de hemoterapia; e a terceira e mais atual, de 18 de setembro de 2019, dispõe sobre as atribuições e competências do farmacêutico em serviços de hemoterapia e/ou bancos de sangue.

Lenira Costa destacou a importância dessa legislação para o exercício profissional nos serviços de hemoterapia e bancos de sangue. Ela abordou o sistema de qualidade; a triagem clínica; o controle de qualidade; a dispensação dos hemocomponentes; protocolos; exames; controle da programação; laudos; responsabilidade técnica; e atribuições do farmacêutico.

Nathália Beserra, que é farmacêutica especialista em farmacologia aplicada à farmácia clínica e participou da atualização da Resolução CFF nº 673/2019, enfatizou a importância da nova resolução que trouxe o reconhecimento às atividades realizadas pelos farmacêuticos nestes estabelecimentos, principalmente, no tocante aos serviços de assistência farmacêutica, gerenciamento de tecnologias, distribuição, dispensação de medicamentos, gerenciamento de riscos e o cuidado ao paciente.

Lenira da Silva Costa é farmacêutica-bioquímica do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, é especialista em análises clínicas e em auditoria de qualidade em laboratórios clínicos, é coordenadora da Comissão de Análises Clínicas do CFF, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e tesoureira da Sessão de Biologia Clínica da Federação Internacional Farmacêutica (FIP). 

A Jornada de Hemoterapia conta, ainda, com a mediação de Maria Eugênia Cury e participação do farmacêutico coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, Sandro Jorge Januário, com o tema Integração do farmacêutico à equipe multidisciplinar de assistência à saúde em hemoterapia; e do diretor da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas Região Norte e Nordeste do Brasil, coordenador da Rede de Agências Transfusionais e coordenador de Diagnóstico e de Imunoterapia Especializada da Fundação Hemocentro da Bahia (HEMOBA), Claudio José de Freitas Brandão, com Casos clínicos complexos em hemoterapia: aspectos laboratoriais e clínicos. 

Participe desse evento on-line e gratuito!

Clique aqui e inscreva-se.