CFF compõe GT sobre Farmácia Clínica com representantes de diferentes cenários de atuação

Grupo vai assessorar o CFF em demandas relacionadas à atuação clínica do farmacêutico, trabalhando de forma integrada às demais comissões e GTs.

Image description

Sob a coordenação de um dos pioneiros na área em todo o Brasil, professor Tarcísio Palhano, o recém-criado Grupo de Trabalho sobre Farmácia Clínica do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou reunião nos dias 11 e 12 de maio, em Brasília. O GT tem como objetivo assessorar o CFF em demandas relacionadas aos diferentes cenários de atuação clínica do farmacêutico, trabalhando de forma integrada às demais comissões assessoras e grupos de trabalho do CFF, quando solicitado.

A criação do Grupo de Trabalho foi proposta ao presidente do CFF, Walter Jorge João, em novembro de 2022, durante o II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, realizado em Foz do Iguaçu, e concretizada por meio da publicação da Portaria nº 00046/2023, em 15 de março de 2023. 

Tarcísio Palhano, que atua como assessor da Presidência do CFF desde 2004, explica que foram considerados dois critérios para a seleção dos integrantes do GT: que o grupo tivesse um representante de cada região do Brasil e que esses integrantes atuassem em campos diferentes da farmácia clínica, englobando as formações hospitalar, saúde mental, farmácia comunitária, saúde pública e ambulatório.  "Além disso, Dr. Walter sugeriu que a presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, Sílvia Storpirtis, também compusesse o grupo". 

Também integram o GT: Dra. Ana Cristina Lo Prete (representando a área Ambulatorial - Região Sudeste), Dra. Agnes Nogueira Gossenheimer (representando a área de Saúde Pública - Região Sul), Dra. Ane Rosalina Trento Costa (representando a área de Saúde Mental - Região Centro-Oeste), Dra. Chriscia Jamilly Pinto de Sousa (representando a área de Farmácia Hospitalar - Região Norte) e Dra. Vanessa Maria de Souza Fernandes Vieira (representando a área de Farmácia Comunitária - Região Nordeste).

A reunião desses especialistas teve como primeira opção elaborar um planejamento estratégico, o qual prevê iniciativas voltadas às necessidades de atuação do farmacêutico clínico no Brasil, de modo a promover a realização de atividades compatíveis com os avanços da área, considerando todas as regiões do País e a integração entre diversos cenários de pratica. "Particularmente, estou muito feliz com a constituição do GT e tenho certeza de que vamos fazer um bom trabalho", afirma o professor Tarcísio Palhano.