Congresso de Foz será oportunidade para contato com as PICs

Duas atividades muito disputadas na primeira edição do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBCF) estão confirmadas para a segunda, que acontece de 10 a 12 de novembro, em Foz do Iguaçu.

Image description

Duas atividades muito disputadas na primeira edição do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBCF) estão confirmadas para a segunda, que acontece de 10 a 12 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, no Rafain Palace Hotel & Convention. Em 11/11, às 12h, participantes que se interessarem poderão tirar todas as suas dúvidas sobre a Prática Integrativa e Complementar em Saúde de sua preferência na roda de conversa Fale com o especialista. E no dia seguinte, 12/11, acontecerá o Circuito de PICS.


Essa última programação vai durar o dia todo, das 8 às 18 h, e contará com um time de grandes especialistas para demonstrar a aplicação das técnicas de práticas integrativas no âmbito farmacêutico. Entre estes estão Paulo Cesar Varanda (CFF), Mário Martins Farias (UNAMA), Fabian Arantes (CRF/GO), Cássia Correa (ICC/RJ), Mara Tambarucci (CIAMO/SP), Nilton Luz Netto (SES/DF), Janaíne Martins (CRF/RS) e Elaine Cristina Coelho Baptista (CFF).


Elaine Baptista explica que as atividades serão excelentes oportunidades para os farmacêuticos terem contato com as PICs, que representam um nicho de atuação profissional muito interessante tanto para quem atua na rede pública, quanto privada. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) é uma importante política de saúde, com 16 anos de existência, e tem apresentado grandes avanços nos últimos anos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2020, quase 10 milhões de brasileiros que utilizam as PICS.
“No SUS, o universo de serviços e usuários está se ampliando, e na rede privada, são especialidades que permitem uma autonomia de atuação muito grande ao farmacêutico”, explica. “Isso, porque o Conselho Federal de Farmácia tem buscado aprovar o aparato normativo necessário para respaldar a atuação nas diferentes práticas, incluindo em consultório farmacêutico independente, autônomo.”


Estão regulamentadas pelo CFF, a Fitoterapia (Resolução nº 459/2007) a Medicina Tradicional Chinesa (Resoluções nº 516/2009 e nº 710/2021), a Antroposofia (Resolução nº 465/2007) a Floralterapia (Resolução nº 611/2015), a Homeopatia (Resoluções nº 576/2013, nº 601/2014 e nº 635/2016) e a Ozonioterapia (Resolução nº 685/2020). Estão em fase de regulamentação as atribuições dos farmacêuticos na hipnoterapia, na auriculoterapia/auriculoacupuntura e na aromaterapia.


Violência à mulher – Integrante, no CFF, dos Grupos de Trabalho de Mulheres e de Cuidados Farmacêuticos para a População LGBTQIA+ e outras Populações Vulneráveis, Elaine Baptista também proferirá palestra no II CBCF sobre Estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher na farmácia comunitária. A atividade será realizada em 10/11, às 14h, para auxiliar equipes de estabelecimentos interessadas em aderir às campanhas de combate à violência contra a mulher que o Sistema CFF/CRFs apoia. As campanhas são Sinal Vermelho, caracterizada pelo uso do X vermelho na palma da mão como sinal de alerta, e Agosto Lilás.