Cuidado farmacêutico: capacitação do CFF forma farmacêuticos pelo interior do Brasil

Em 2022, o curso Cuidado Farmacêutico formou e emitiu certificados para 484 participantes que concluíram seus estudos na modalidade online

Image description

A temporada de capacitações oferecidas a farmacêuticos de todo o Brasil pelo Conselho Federal de Farmácia teve início, em 2023, pelo estado do Pará, no último fim de semana. Nos dias 13 e 14 de janeiro, foram abertos os polos do curso Cuidado Farmacêutico em Paragominas, para farmacêuticos do município e de Dom Eliseu, e em Bragança, que contempla também profissionais de Capanema.

"Seguimos com empenho no nosso projeto de levar o CFF onde o farmacêutico está, para disseminar conhecimento e a prática clínica, como forma de empoderar e resgatar a imagem do farmacêutico como profissional essencial à saúde!", reforça Dr. Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia e conselheiro federal pelo Estado do Pará.

Em 2022, o curso Cuidado Farmacêutico formou e emitiu certificados para 484 participantes que concluíram seus estudos na modalidade online nos estados de Alagoas, Maranhão, Roraima e Santa Catarina. Na modalidade presencial, foram formados profissionais nos municípios de Altamira (PA) e Caruaru (PE).

Esse curso é um marco na história do Conselho Federal de Farmácia e faz parte da consolidação da prática clínica, uma das maiores conquistas da categoria farmacêutica. A prática clínica foi regulamentada por meio das resoluções de números 585 e 586, ambas publicadas pelo CFF em 2013.

A enfermeira Larissa Oliveira fez como segunda graduação a Farmácia e destacou a grande importância para ela em participar do curso. "A gente fica a 220km da capital do nosso estado, nunca tivemos um curso que fosse voltado para a nossa região. Agradeço ao CFF e ao Dr. Walter pela oportunidade".

Para o farmacêutico Ivanildo Santos, o curso apresentou a farmácia clínica com muita clareza. "Muitos farmacêuticos têm duvidas de como fazer o acompanhamento de um paciente. É um curso muito bom e, por morarmos numa cidade distante da capital, é uma oportunidade para aprender de fato como iniciar e, quem sabe, abrir um consultório farmacêutico também".

Magna Pereira ficou encantada com o curso. "Agradeço ao CFF e ao Dr. Walter pela oportunidade. É fundamental para o nosso crescimento pessoal, profissional e ajuda a população", acredita.

Nas turmas do Pará, as aulas foram ministradas pelos professores Cinthia Rios, Wallace Bottacin,  Walleri Reis e Thaís Teles de Souza.

Cronograma

Estado

Município

Módulo

Data

PE

Petrolina

Cessação Tabágica

3 e 4 de fevereiro

PE

Garanhuns

Cessação Tabágica

3 e 4 de fevereiro

RN

Natal

Dor e inflamação genito urinário

10 e 11 de fevereiro

RN

Mossoró

Dermatológico

24 e 25 de fevereiro

RN

Pau dos Ferros

Introdução à prescrição

3 e 4 de fevereiro

PA

Tucuruí

Hipertensão

3 e 4 de fevereiro

PA

Paragominas

Hipertensão

24 e 25 de fevereiro

PA

Bragança

Hipertensão

24 e 25 de fevereiro

PA

Abaetetuba

Asma

10 e 11 de fevereiro

PA

Altamira

Dermatológico

3 e 4 de fevereiro

PA

Barcarena

Diabetes

10 e 11 de fevereiro

 

Outras capacitações

O CFF também ofereceu, em 2022, cursos gratuitos para capacitar farmacêuticos em serviços de vacinação, que habilitou quase 2.000 profissionais em todo o Brasil, o Curso Prescrever, com o objetivo de capacitar para a prática da prescrição farmacêutica e que também teve abrangência em diversos estados e capacitou 1.809 pessoas, e o Curso de LIBRAS para farmacêuticos, responsável pela formação de 4.500 farmacêuticos de todo o país na modalidade online, com uma grade de ensino desenvolvida pelo CFF em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).