CFF adere à campanha do MP para conscientizar a sociedade sobre a importância da vacinação

Em iniciativa lançada nas redes sociais, CFF vai divulgar peças que reforçam a necessidade, a segurança e a eficácia das vacinas para a saúde

Image description

Com o objetivo de promover o engajamento da sociedade e levar ao aumento nos índices de cobertura vacinal alcançados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) decidiu aderir ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, lançado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

Para tratar sobre a adesão do CFF, o presidente Walter Jorge João recebeu o presidente da Comissão de Saúde do CNMP, conselheiro Jayme de Oliveira, na manhã desta quinta-feira (16.03), na sede da autarquia, em Brasília. 

A campanha de conscientização sobre a importância, segurança e eficácia das vacinas será divulgada por meio das redes sociais, incluindo peças para Instagram, Twitter, Facebook e YouTube. O slogan da campanha é: “Cada família tem o seu cuidado. A Vacina cuida de todos”. A adesão da população às vacinas já é uma preocupação do CFF  até porque farmacêuticos são vacinadores, e as farmácias estão autorizadas a dispor de vacinas desde 2014. 

O CFF tem capacitado profissionais e para que obtenham certificação como RT em vacinação em todo o país. Nesta iniciativa, o CFF vai compartilhar material informativo disponibilizado pelo CNMP para promover a reflexão e fomentar a imunização. "Temos um grande interesse em contribuir para que essa ação alcance o maior sucesso possível e que os brasileiros voltem a aderir plenamente às campanhas de vacinação e, assim, consigamos manter doenças que são totalmente preveníveis erradicadas no País", comenta Walter Jorge João. 

Inicialmente, a estratégia prevê a conscientização sobre a necessidade de vacinar as crianças contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Segundo a Secretaria de Vigilância de Saúde do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal contra a doença caiu de 100% do público-alvo, em 2013, para 69,26%, em 2021. O quadro atual expõe a população ao retorno da enfermidade, que já estava erradicada no país.

Adesão

Durante o encontro, Dr. Walter Jorge João convidou o representante do Ministério Público a participar da reunião geral, dia 29 de março, para apresentar e oficializar a adesão do sistema conselhos federal e regionais de Farmácia a este importante pacto. "O conselho de farmácia é fundamental para nós. Essa visita se justifica tanto pelo Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, cujo apoio nós viemos buscar hoje, mas também pelas inúmeras ações que o Conselho Nacional do Ministério Público vai tomar na área da saúde, nos projetos que estão sendo construídos, e pela importância e capilaridade que o CFF tem em todo o Brasil. Foi uma reunião extremamente produtiva, com possibilidades de grandes trabalhos serem feitos daqui para frente", concluiu o presidente do CNMP, Jayme de Oliveira. 

A preocupação do Conselho Nacional do Ministério Público com a queda nos índices de vacinação levou à criação de várias estratégias para conscientizar a sociedade. "Não é um trabalho antipático, nem que busca obrigar ninguém a nada. É um trabalho de conscientização, cultural e ético, de levar essa preocupação a todos os lares brasileiros. E o Conselho Federal de Farmácia tem um papel fundamental nesse projeto. Foi com alegria que nós recebemos a sinalização do apoio e o convite para participar da reunião geral dos conselhos". 

No dia 29, o CNMP vai apresentar o pacto desde a sua concepção, no dia 30 de novembro de 2022, e toda a estratégia, que está sendo construída junto aos parceiros. "É um projeto aberto, que deixa a possibilidade de criação para todos os aderentes, aqueles que querem participar", afirmou Jayme.