CFF se reúne com CFQ para debater possível acordo de cooperação

O objetivo é o desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre os dois conselhos profissionais em benefício dos farmacêuticos e dos químicos

Image description

Representantes do Conselho Federal de Química (CFQ) estiveram reunidos com a Diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF), nesta quarta-feira, dia 17 de maio, em Brasília, para avaliar possibilidade de um acordo de cooperação entre as duas entidades com vistas ao desenvolvimento de trabalhos conjuntos que possam beneficiar aos farmacêuticos e aos químicos.

O secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, destacou que muitas atividades das duas categorias possuem semelhanças e essa aproximação entre os dois conselhos pode trazer um alinhamento necessário e benéfico a ambos os campos profissionais. “O trabalho desenvolvido pelos profissionais químicos tem muitas semelhanças e proximidade técnica com o realizado pelos farmacêuticos. Temos certeza de que esta aproximação pode render bons frutos tanto para os farmacêuticos como para os químicos", ressaltou o diretor.

Na avaliação da conselheira federal de Química, Raquel Fiori, a reunião foi positiva para ambas as classes profissionais, pois as duas entidades acenaram pela elaboração de um termo de cooperação mútua e para que seja estabelecida uma normativa que possibilite, por exemplo, a fiscalização conjunta por ambos conselhos. “Também tratamos sobre normativas que possam conter sobreposições de atividades com o objetivo de superar essas questões”, afirmou Fiori. 

Os participantes abordaram, ainda, questões relativas ao sistema de controle de qualidade; serviço de atendimento ao consumidor; desenvolvimento de produtos na indústria farmacêutica; fabricação de medicamentos; controle de documentação técnica; materiais, drogas, insumos; desenvolvimento de produtos na indústria farmacêutica; indústria de suplementos; e toxicologia. 

Também participaram da reunião, o advogado do CFF, Fillipe Guimarães, o advogado do CFQ, Leandro Coêlho, e os demais representantes do Conselho Federal de Química, Márcia Mayumi, Antônio Lannes e Rodrigo Moura.