Programa Educação em Saúde na Pediatria encerra 2022 com resultados positivos
As ações educativas do Programa “Cacilda, saúde e cia” promovidas durante o ano pelo Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos para alunos do Colégio Batista de Brasília foram concluídas
O programa está mudando para melhor os hábitos das crianças atendidas. Elas relataram que colocaram em prática os princípios de saúde como beber água, praticar atividade física, tomar sol, respirar ar puro, repousar e buscar uma dieta adequada, entre outros. Os alunos afirmaram estar conscientes quanto à importância das vacinas e de que o correto é usar os medicamentos somente com a supervisão de um adulto e nunca interromper um tratamento quando indicado. Segundo os relatos, os cuidados com a saúde bucal também foram intensificados.
“Estamos satisfeitos com os resultados da fase de avaliação da aplicação prática do conteúdo, porque percebemos, pelos relatos dos alunos, que houve uma transformação de hábitos em relação aos princípios de saúde, incluindo dieta, saúde bucal, cuidado com os medicamentos, imunização e adesão ao tratamento”, comenta a coordenadora do programa, Carolina Maria Xaubet Olivera.
A equipe, apesar de reduzida, conseguiu cumprir os objetivos propostos no cronograma das atividades. Segundo a coordenadora do ensino fundamental do colégio, Kênia, “houve muito aprendizado e diversão”.
O que disseram os alunos:
"Eu aprendi que não devo tomar medicamentos sem a supervisão de um adulto e não tomar medicamentos vencidos. Gostei da Cacilda, de todo mundo e amei o programa!”
"Estou ansioso para tomar a terceira dose da vacina."
"Antes eu ficava pegando os medicamentos, agora eu não pego mais os medicamentos, espero a minha mãe ou meu pai para me dar os medicamentos na hora certa."
"Eu aprendi sobre saúde bucal, comer alimentos mais saudáveis e fazer exercício."