Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPA agora é 4 estrelas

Nota obtida na avaliação da Capes habilita o PPGCF a pleitear o doutorado. Pós-graduação da UFPA teve a melhor avaliação de sua história

Image description

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas que compõem o Sistema Nacional de Pós-Graduação. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) obteve a nota 4. Com esse desempenho, conquistado também por outros 11 programas da universidade, o PPGCF habilita-se a pleitear o doutorado.

No geral, os resultados foram os melhores da história da UFPA. Eles mostram o aumento de conceito em 53 entre seus 94 cursos de mestrado e 47 de doutorado, e em 35 entre seus 100 programas de pós-graduação (PPGs) avaliados, nas diversas áreas de conhecimento. Entre os 35 PPGs que subiram de conceito, além dos 12 que avançaram da nota 3 para 4, outros 19 subiram de 4 para 5; 2 de 5 para 6 (Física e Teoria e Pesquisa do Comportamento); e 2 alcançaram a nota máxima, 7 (Geologia e Geoquímica).

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFPA, Enéas Fontes Júnior, o resultado da avaliação foi fruto do comprometimento de seus docentes, discentes e corpo técnico, bem como do apoio da administração superior da UFPA. “O PPGCF foi o primeiro programa de pós-graduação em Farmácia na Amazônia brasileira, se destacando na pesquisa e desenvolvimento de sua biodiversidade. Desde sua fundação, em 2006, seus integrantes buscam a excelência na pesquisa, ainda que enfrentando as dificuldades de se fazer ciência no Norte do Brasil.”

Para alcançar a nota 4, o PPGCF investiu na qualificação da produção científica, e hoje divulga os resultados de suas pesquisas em revistas científicas de destacada visibilidade internacional. Com apoio do Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), o programa avançou tanto na quantidade quanto na qualidade. Este crescimento envolveu tanto os docentes, quanto os discentes, fator que foi muito bem avaliado. Outro ponto fundamental foi o planejamento estratégico. Contando com acompanhamento especializado, o programa se voltou para compreender suas fragilidades e potenciais, elencando as ações necessárias ao seu fortalecimento, como o acompanhamento do desenvolvimento dos discentes, avaliações periódicas da evolução do programa e de seus docentes e a formalização de parcerias nacionais e internacionais, com intercâmbio de alunos e professores, entre outras.

Atualmente, o PPGCF-UFPA capta alunos de toda a região norte, da região nordeste, de países da América do Sul e África, estes últimos através do convênio da UFPA com a OEA. “Estas são algumas das ações que integram este trabalho coletivo que nos trouxeram a este momento tão almejado. Em meio às comemorações, a comunidade acadêmica do PPGCF já volta seu olhar novamente adiante, vislumbrando os próximos passos em direção à excelência acadêmica e científica”, anuncia Enéas Fontes Júnior.