Farmalibras: Vocabulário Português-Libras e aplicativo devem ser lançados ainda este ano

A notícia foi anunciada durante 69ª Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, nesta quarta-feira, 20/03

Image description

Ainda este ano deverão ser lançados pelo Conselho Federal de Farmácia e a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Programa FarmaLibras, duas novas ferramentas para facilitar a comunicação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Um aplicativo e o o Vocabulário Terminográfico Farmacêutico Bilíngue (Português-Libras). Eles irão se somar ao curso on-line de Libras para farmacêuticos, ofertado desde 2022.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 20/03, durante a 69ª Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, pelos farmacêuticos Deuzilane Nunes e Tarcísio José Palhano. Eles são coordenadores do programa desenvolvido em parceria pelas duas instituições para estimular uma assistência farmacêutica inclusiva. A intenção é fazer o lançamento dos novos produtos no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em novembro, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca a importância do Programa FarmaLibras, uma das iniciativas que fizeram do CFF o primeiro conselho profissional da sua área a contar com uma proposta concreta de assistência à saúde inclusiva.  Em 2018, o conselho aprovou e publicou a Resolução nº 662, que estabelece as diretrizes para a atuação do farmacêutico no atendimento à pessoa com deficiência.

“Apoiar e estimular a assistência e o cuidado farmacêuticos inclusivos é uma prioridade para o CFF. Por onde vou tenho conclamado os colegas a participarem do nosso curso, que é gratuito e aberto a todos os que se interessarem. Importante ressaltar que, quem fizer o curso estará na vanguarda da inclusão, mas também poderá ser beneficiado de outras formas. Está em tramitação no Congresso Nacional um Projeto de Lei que torna a proficiência em Libras critério de desempate em concursos”, destacou o presidente do conselho.

Durante a reunião geral, o professor Tarcisio Palhano lembrou a origem da parceria com a Univasf. “Conheci o trabalho do então aluno de Farmácia da instituição, Ricardo Simões, apresentado na 10ª edição do Encontro Nacional de Farmácias Universitárias (Enfaruni), em Juazeiro (BA). E intercedi, junto com outros interlocutores, que a experiência fosse trazida ao Plenário. A tarefa coube à professora Deuzilane Nunes. Ao final da apresentação feita por ela, foi determinada a constituição de um GT para elaborar a minuta da Resolução nº 662/18. Logo em seguida foi idealizado o Programa Farmalibras.”

Antes da reunião geral, na terça-feira, 19/03, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, recebeu, em seu gabinete, o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Télio Nobre Leite, e o prefeito universitário da entidade, professor João Pedro da Silva Neto. Os coordenadores do Programa FarmaLibras acompanharam a visita. Por sugestão do reitor da Univasf, ficou acertado que, em breve, será assinado um termo de cooperação para a consolidação da parceria entre a instituição e o CFF.