CFF reforça a importância do farmacêutico na atenção primária à saúde

Diretores do Conselho Federal de Farmácia se reuniram com o secretário de Atenção Primária à Saúde para discutir o papel fundamental do farmacêutico nas equipes de saúde

Image description

Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 21 de junho, com o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) retomou sua busca pelo reconhecimento do farmacêutico como profissional fundamental nas equipes de atenção primária à saúde dos municípios brasileiros.

Durante o encontro, o presidente do CFF, Walter Jorge João, e o secretário-geral da autarquia, Gustavo Pires, apresentaram diversas propostas à Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) com o objetivo de ampliar a inclusão do farmacêutico no rol das profissões que desempenham um papel direto no cuidado à saúde da população nas portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), como as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A atenção primária à saúde é o primeiro nível de atendimento em saúde e abrange um conjunto de ações que visam a promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde. Seu objetivo é fornecer um cuidado integral que melhore a situação de saúde das comunidades. O presidente do CFF, Walter Jorge João, ressaltou que “a intenção é colaborar com ações e programas que fortaleçam o SUS, um sistema público, universal, resolutivo e sustentável, a fim de garantir o direito da sociedade a uma assistência farmacêutica integral, orientada para o acesso e uso racional de medicamentos de qualidade”. 

Dentre as propostas apresentadas pelo CFF, destacam-se a criação de um grupo de trabalho sobre o tema, a inclusão do farmacêutico na atualização dos protocolos e materiais de atenção primária e a necessidade de integração das bases de dados do Ministério da Saúde. O secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, enfatizou que a reunião representa o reinício de um trabalho que foi adiado devido à transição governamental. "Estamos retomando a importância de valorizar o farmacêutico como profissional essencial para os serviços de saúde pública. Essa reunião com a SAPS é fundamental para assegurar à população o atendimento por um profissional que pode contribuir significativamente para o cuidado com a saúde, especialmente em questões relacionadas aos medicamentos, que têm um impacto direto nos resultados dos tratamentos."

O CFF e a SAPS concordaram em realizar novas reuniões e colaborações para abordar esse tema. O CFF continua empenhado em garantir a presença do farmacêutico em todos os níveis de assistência à saúde da população brasileira.