Desde janeiro, CFF solicita inclusão de conteúdos farmacêuticos no CPNU
Nota de esclarecimento
Em defesa da saúde pública e da qualidade dos produtos agropecuários, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) manifesta profunda indignação com a condução do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA), em especial, no que tange à ausência de questões relacionadas à Farmácia.
Consideramos inaceitável e grave a omissão de conteúdos farmacêuticos essenciais como deontologia, legislação, farmacologia, controle de qualidade de medicamentos e validação de processos e métodos analíticos, em um concurso que visa selecionar profissionais altamente qualificados para atuar em uma área estratégica que exige conhecimentos multidisciplinares, incluindo a Farmácia. Os farmacêuticos auditores fiscais desempenham papel fundamental na garantia da saúde pública, segurança e fiscalização de produtos.
Desde o início do processo seletivo, em janeiro de 2024, o CFF encaminhou ofício à Fundação Cesgranrio, banca examinadora do concurso, solicitando "inserir àqueles conteúdos referentes à formação acadêmica do FARMACÊUTICO, no eixo temático 2, consoante previsto no edital do concurso anterior, do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), realizado em 2014".
Diante da ausência de questões relacionadas à Farmácia no CPNU, o CFF cobra medidas para que, em futuras seleções, a importância da Farmácia seja devidamente reconhecida e avaliada, garantindo a formação de profissionais mais completos e capacitados para atender às complexas demandas do setor agropecuário.