Chegam ao Brasil as primeiras doses da vacina contra a dengue

Crianças e adolescentes compõem o grupo prioritário

Image description

No último sábado (20), chegou ao Brasil a primeira remessa de aproximadamente 750 mil doses da vacina contra a dengue, que será disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas doses fazem parte de um lote total de 1,32 milhão fornecido pela Takeda, farmacêutica que não cobrará do Ministério da Saúde. Uma segunda remessa, contendo 570 mil doses, está programada para ser entregue em fevereiro. 

A remessa recebida no sábado passará pelo processo de liberação alfandegária e pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de ser enviada para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O Ministério da Saúde solicitou prioridade nessas etapas, prevendo que todo o procedimento seja concluído ao longo da próxima semana.

Os critérios para a distribuição das doses foram acordados entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte que apresentaram alta transmissão nos últimos dez anos e têm uma população residente igual ou superior a 100 mil habitantes, considerando também as altas taxas nos últimos meses. Em 2024, o público-alvo será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que registra o maior número de hospitalizações por dengue, após as pessoas idosas, para as quais a vacina ainda não foi liberada pela Anvisa. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Devido à capacidade de produção limitada, estima-se que aproximadamente 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas em 2024, considerando a necessidade de duas doses, com um intervalo mínimo de três meses entre elas.