Reuniões plenárias do CFF terão transmissão em tempo real

As transmissões das reuniões plenárias ordinárias do Conselho Federal de Farmácia agora serão em tempo real.

Image description

As transmissões das reuniões plenárias ordinárias do Conselho Federal de Farmácia agora serão em tempo real. O conselho já vinha planejando adotar esse padrão, mas as medidas acabaram adiadas com a suspensão das reuniões durante o período de isolamento, no primeiro ano da pandemia. A partir desta próxima reunião, os farmacêuticos e o público em geral poderão acompanhar os debates e deliberações dos conselheiros federais que representam cada unidade da federação, de forma online, pelas redes sociais Youtube e Facebook. A plenária ocorrerá de 23 a 25 de fevereiro. Apenas os julgamentos de processos éticos, no dia 23, não serão transmitidos, pois obrigatoriamente correm sob sigilo.

“A tecnologia disponível favorece uma transparência ainda maior, e buscamos soluções que nos permitiram realizar essas transmissões online. Agora, os mais de 230 mil farmacêuticos em atuação no Brasil poderão acompanhar nossas discussões e deliberações no momento em que elas ocorrem, sem edição ou cortes, durante as reuniões plenárias ordinárias, que acontecem aos finais de cada mês”, anunciou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

À frente desse projeto desde que assumiu a cadeira de conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná, o diretor secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, explica que foram feitos ajustes nos equipamentos para levar a plenária à toda a classe farmacêutica e à população interessada nos assuntos relativos à profissão farmacêutica. “Essa era uma reivindicação de muitos colegas que querem acompanhar as decisões tomadas na plenária. Queremos uma gestão cada vez mais conectada com os profissionais farmacêuticos e com a sociedade. E esse é apenas um primeiro passo!”.

Nas sessões plenárias do CFF são debatidos temas de interesse da categoria farmacêutica e são tomadas decisões que impactam diretamente na vida profissional dos farmacêuticos e dos pacientes/usuários de medicamentos. São atribuições dos conselheiros, executadas nas reuniões plenárias, julgar em última instância os recursos das deliberações dos conselhos regionais; deliberar sobre questões do exercício profissional do farmacêutico; ampliar o limite de competência do exercício profissional; e expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições ou competência dos profissionais da Farmácia.