CFF recebe ministra do TST para tratar de insalubridade para o farmacêutico

A visita de Delaíde Alves Miranda Arantes à sede do CFF na manhã desta sexta-feira, 22/03, foi intermediada pelo CRF-GO

Image description

A insalubridade e o trabalho decente, essencial às condições laborais adequadas e a remuneração digna, foram assuntos de pauta simultânea à 541ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Farmácia (CFF). A plenária foi realizada na manhã desta sexta-feira, 22/03, em Brasília. O Presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, deu uma pausa nos trabalhos para receber, em seu gabinete, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes.

A visita foi intermediada pela Diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO). O objetivo foi assegurar o apoio da ministra na busca da garantia do trabalho decente e da insalubridade, pela saúde e segurança dos farmacêuticos em seus diferentes ambientes de trabalho, incluindo a farmácia.

Delaíde Arantes se colocou à disposição para contribuir. “A Farmácia é uma área importante da Saúde, que na pandemia teve um papel fundamental. Mas por outro lado foram trazidas à visibilidade questões relacionadas à insalubridade, condições de trabalho, que dizem respeito ao trabalho decente. Então a gente começa aqui um diálogo, e eu me coloquei à disposição e a partir de agora vamos nos encontrar mais vezes para trabalhar essas pautas.”

O presidente do CFF agradeceu o apoio e demandou tarefas no sentido estreitar a interlocução com a ministra, convidada a participar da Reunião Plenária do mês de maio. “Ficou acertado que o vamos encaminhar à ministra toda a documentação para embasá-la na defesa desta pauta tão importante para nossa categoria dentro do TST e do Ministério do Trabalho.”

O caminho para a obtenção da insalubridade para os farmacêuticos, de acordo com o grau de risco em cada ambiente de trabalho é a atualização da Norma Regulamentadora nº 15 (NR15). A revisão da norma no âmbito do Ministério do Trabalho está prevista para novembro.

Participaram da reunião, a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, o superintendente de gestão estratégica conselho regional, Edmar Viggiano, e assessor jurídico da entidade, Guilherme Gasel; a conselheira federal de Farmácia pelo estado de Goiás, Ernestina Rocha, o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR), Fábio Basílio, e o assessor jurídico do CFF, Gustavo Beraldo, assessor.