Presidente do CFF é homenageado com o título de Cidadão Amapaense

Homenagem foi concedida por meio de decreto legislativo proposto pelo deputado Jory Oeiras

Image description

Desde a manhã desta quarta-feira, 24/05, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, é o paraense mais amapaense do estado. Em sessão solene na Assembleia Legislativa do Amapá, em Macapá, ele foi homenageado com o título de Cidadão Amapaense, concedido por meio do Decreto Legislativo n 1161, de 9 de maio de 2023, aprovado por aquela casa a partir de proposta do deputado estadual Jory Oeiras (PP/AP). Estiveram presentes os demais diretores do CFF e todo o Plenário, que excepcionalmente se reúne na sede do Conselho Regional de Farmácia do Amapá para a sua 530 sessão plenária ordinária. O encontro dura até sexta-feira.

“São muitos anos dedicados à valorização, ao reconhecimento e à transformação dos farmacêuticos como protagonistas na área da saúde. Sem o Dr. Walter, isso não seria possível”, disse o deputado Jory Oeiras. A homenagem reforça ainda mais os vínculos do presidente do CFF com o estado do Amapá. No período de 1999 a 2007, antes da federalização do Sistema CFF/CRFs, Walter Jorge João foi presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará/Amapá. Como conselheiro federal de Farmácia pelos dois estados, foi o responsável por coordenar o processo de aprovação da resolução que criou o Conselho Regional de Farmácia do Amapá, em 2008.

Posteriormente, já como diretor do CFF, autorizou o aporte de recursos para a aquisição da sede própria do CRF-AP e sua posterior ampliação. Com a regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico e a regulação da prescrição farmacêutica, em 2013, trouxe para o estado os cursos de capacitação para o cuidado à saúde das pessoas.

Em um discurso emocionado, ele relatou o trabalho que realizou pela consolidação do CRF-AP e que tem desenvolvido pelo reconhecimento dos farmacêuticos como profissionais da saúde essenciais não só naquele estado, como em todo o país. “Revolucionamos a Farmácia brasileira. Demos a ela uma nova face. Agora, precisamos deixar de pensar em uma profissão subutilizada. É preciso saber explorar os serviços que o farmacêutico pode ofertar”, declarou, conclamando os deputados a criarem uma Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica.  “Só quero anunciar que acabamos de conseguir isso no Pará, através dos deputados Dirceu Ten Caten e Nilton Neves.”

O presidente do CFF agradeceu a presidente da ALAP, Aline Serrão, ao deputado Jory Oeiras, e demais integrantes do legislativo estadual, aos cidadãos amapaenses pela homenagem recebida. “Para mim, essa homenagem significa muito. Talvez o reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido pela profissão e a sociedade. Então se isso representa cidadania, eu proclamo: sou um cidadão amapaense, com muito orgulho. Muito obrigado!”