Farmacêuticos precisam perder a timidez, diz presidente do CFF

Durante a entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico, Walter Jorge João lembrou a evolução da categoria no mercado de trabalho

Image description

Na cerimônia de outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizada na sexta-feira (22.03), o presidente da entidade, Walter Jorge João, enalteceu as conquistas destinadas à categoria nos últimos anos, como a ampliação exponencial das áreas de atuação, que saltou de duas, para mais de 140, proporcionada, principalmente, pela luta para aprovar as resoluções n° 585 e 586, em 2014, e as Diretrizes Curriculares, em 2017.

"Eu fui um pouco criticado por tentar abrir novas frentes de trabalho para a nossa profissão. Quando comecei a lutar por isso, pensava que o farmacêutico não deveria continuar trabalhando somente para os outros, mas que era preciso fazer com que ele tivesse a chance de trabalhar para si mesmo. Conseguimos avançar abrindo novas frentes de atuação, seja na saúde estética, na tricologia, na fitoterapia, nas práticas integrativas", destacou.

A partir da nova face dos profissionais no Brasil, Walter Jorge João diz desejar que a categoria desenvolva, cada vez mais, essas novas atividades, com toda a responsabilidade e propriedade exigidas, como já vem acontecendo. "Estamos avançando além do medicamento, apesar de os medicamentos fazerem parte de todas essas novas áreas. O que devemos pensar é o seguinte: nós precisamos nos tornar farmacêuticos independentes, autônomos. Precisamos acreditar nas nossas possibilidades e potencialidades", afirma.

Ao citar sua presença em um evento na capital argentina, no início de março, Walter Jorge João lembrou, ainda, que a profissão farmacêutica é, historicamente, muito tímida. "Quando você faz uma análise, como aconteceu lá em Buenos Aires, por tudo que vem acontecendo nos demais países, sinceramente, é preciso que a gente se sinta muito orgulhoso pelos avanços que conseguimos para a nossa profissão. Claro que é preciso continuar lutando para que mais aspectos sejam consolidados, mas eu disse em Buenos Aires: no Brasil, a única coisa que está faltando é acabar com a timidez da nossa profissão. E nós precisamos incentivar nossos cologas a sair de sua zona de conforto e daquela situação de mesmice".

Homenageados

Durante a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico, o currículo dos 27 homenageados, que representam cada unidade da federação, também exemplificou a importância dessas novas áreas de atuação para a categoria. E o reconhecimento desses profissionais pelos relevantes serviços prestados à sociedade, deixa evidente que a profissão vem crescendo e se expandindo para novos horizontes do cuidado em saúde.

Para falar em nome do grupo de farmacêuticos condecorados pelo CFF foi designada a paraense Miracy do Nascimento Silva, que se dedica à saúde indígena. A especialista em saúde pública discursou: "esse prêmio vai me fortalecer muito mais para continuar a luta em defesa da assistência farmacêutica na saúde indígena, que precisa de mais farmacêuticos. Então, por mais postos de trabalho e pela melhoria dos serviços ofertados a esse povo tão carente e tão sofrido. E, como disse o Dr. Walter, não devemos ser tímidos. Vamos deixar de timidez. Nós, farmacêuticos, não podemos deixar as oportunidades passarem", incentivou.

Saiba quais foram e conheça o perfil profissional dos homenageados pelo CFF, indicados pelo conselheiros federais de Farmácia em exercício no ano de 2023:  

JOSÉ TIBERIO DA SILVA

Farmacêutico - Acre

É com grande satisfação que apresentamos José Tiberio da Silva, uma figura destacada no cenário farmacêutico, cuja trajetória é marcada por conquistas notáveis e dedicação exemplar. Graduado em Farmácia-Bioquímica, com pós-graduação em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED-RO), ele possui uma sólida formação acadêmica.

Como farmacêutico responsável técnico (RT) e proprietário da Farmácia Brasil Rondônia, José Tiberio desempenha um papel crucial no cenário farmacêutico, contribuindo de maneira significativa com a profissão. Atualmente, como  responsável técnico na Farmácia da Policlínica do Tucumã, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), ele demonstra um comprometimento exemplar em suas funções.

A história de José Tiberio é uma inspiração de perseverança, decidindo cursar uma segunda graduação após criar seus filhos e enfrentar desafios com coragem. Ao passar em um concurso distante de casa, no Acre, ele não apenas reafirmou o compromisso com a profissão, mas, também, iniciou uma jornada de excelência.

Na Policlínica do Tucumã, José Tiberio da Silva destaca-se pela atenção especial aos pacientes, tornando-se uma referência àqueles que buscam esclarecimentos diários. Uma abordagem calorosa e o evidente conhecimento técnico fazem dele um profissional admirado e respeitado.

É com imenso prazer que reconhecemos José Tiberio da Silva com a Comenda do Mérito Farmacêutico, uma honraria merecida pela dedicação, competência e contribuição significativa para o avanço da Farmácia e da Saúde no Estado do Acre.

ELIANE APARECIDA CAMPESATTO

Farmacêutica – Alagoas

Eliane Aparecida Campesatto, natural do Paraná, é farmacêutica e bioquímica com especialização em Farmacologia, pela Universidade Paranaense (1999). Possui mestrado (2001) e doutorado (2007) em Ciências Biológicas (Sub-área: Farmacologia), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com uma trajetória profissional diversificada, atuou como farmacêutica oncológica e, aprovada em concurso público, tornou-se professora adjunta DE na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, como professora associada III da UFAL, representa o Setor de Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), onde coordena a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso, desde 2021, orientando trabalhos científicos e formando mais de 20 mestres e doutores nos programas de pós-graduação em Enfermagem e em Ciências Farmacêuticas.

Com mais de dez anos de pesquisa no Laboratório de Farmacologia e Imunidade (LAFI), contribuiu para estudos sobre o potencial cicatrizante e anti-inflamatório de diversas substâncias. Fundou o Grupo de Pesquisa em Farmacoterapia das Doenças Crônicas (GFADOC), em 2020, destacando-se por abordar temas como tratamento farmacológico da Covid-19 e vacinas.

Além disso, atua como professora nos cursos Cuidado Farmacêutico e Prescrever, promovidos pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), é membro do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF, reconhecida pela dedicação e pela contribuição significativa.

Um dos maiores sonhos profissionais de Eliane Campesatto sempre foi receber este prestigiado reconhecimento, a maior honraria da profissão farmacêutica, a Comenda do Mérito Farmacêutico, que ela recebe neste momento.

MARIA JOSÉ DO NASCIMENTO

Farmacêutica - Amazonas

Maria José do Nascimento é farmacêutica-bioquímica, possui notável trajetória profissional com meio século dedicado à Farmácia. Graduada em 1974, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ela iniciou a carreira como estagiária, especializando-se em Análises Clínicas e Sanitarismo.

Ao longo dos anos, Maria José contribuiu expressivamente para a Farmácia, iniciando nas Análises Clínicas do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e marcando presença em drogarias e no renomado Laboratório Reunidos no Amazonas. A atuação na Secretaria Municipal de Saúde foi crucial para a fiscalização de unidades de saúde e para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A aposentadoria, em 2016, veio após uma destacada passagem na farmácia da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. Paralelamente, dedicou quase quatro décadas ao Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), ingressando como conselheira, em 1976, e contribuindo até 2014. Apesar de não buscar a presidência, seu legado é notável, colaborando com conselheiros e diretores, sendo considerada parte integral da história da Farmácia na região.

Com quase 40 anos de dedicação, Maria José do Nascimento é merecedora de homenagem e reconhecimento pela Comenda do Mérito Farmacêutico, uma figura exemplar que contribuiu significativamente para o fortalecimento e o reconhecimento da profissão no Estado do Amazonas.

DANIELLE CRAVEIRO SILVA

Farmacêutica – Amapá

Com graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde floresceu o amor pela ciência e pelo cuidado, Danielle Craveiro Silva é uma farmacêutica dedicada, cujo percurso se traduz numa verdadeira festa de conquistas e realizações.

Desde maio de 2009, atua na C&C Farmácia de Manipulação LTDA, é especialista em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica e em Farmácia Estética. Recentemente, tornou-se cirurgiã-dentista pela Faculdade IMMES (2021).

Danielle Craveiro tornou-se a primeira farmacêutica esteta do Estado do Amapá. É docente no Curso de Especialização em Cosmetologia e Estética Avançada da Faculdade Estácio de Macapá, proprietária do Harmony Instituto de Estética Avançada e tem residência em Harmonização Facial, pelo Instituto Diogo Lustosa.

A trajetória de Danielle Craveiro Silva é uma inspiração para a comunidade farmacêutica. A conquista da Comenda do Mérito Farmacêutico é o reconhecimento por toda a dedicação, expertise e notáveis contribuições à profissão.

LÚCIA DE ARAÚJO COSTA BEISL NOBLAT

Farmacêutica – Bahia

Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat, destacada profissional na área farmacêutica, possui uma trajetória marcada por conquistas de impacto positivo. Ela é graduada em Farmácia e Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); mestre em Clinical Pharmacy pela University of London (1993); e doutora em Medicina e Saúde, pela Universidade Federal da Bahia (2006).

Como membro pioneiro da equipe que implementou o primeiro Serviço de Farmácia Clínica e o primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) do Brasil, Lúcia Noblat deixou uma marca indelével na história da Farmácia nacional. Atualmente, como professora titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), desempenhou papel de destaque no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (UFBA/EBSERH).

A dedicação à educação e à pesquisa a torna uma fonte inspiradora para futuras gerações. Como membro das câmaras técnicas de Medicamentos e Farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem influência crucial na definição de diretrizes e normativas. Com vasta experiência em Farmácia Hospitalar, destaca-se em áreas como Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância.

Em reconhecimento às realizações notáveis e dedicação incansável ao avanço da Farmácia, no Brasil, conferimos à Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat a Comenda do Mérito Farmacêutico, com imensa alegria e gratidão.

AJAX SOUZA CARDOZO

Farmacêutico – Ceará

Farmacêutico graduado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em Hematologia Clínica, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e MBA em Gestão Pública, pela Faculdade Estácio, Ajax Souza Cardozo acumula uma sólida formação acadêmica.

No decorrer da carreira, esse profissional desempenhou funções cruciais na Farmácia. Contribuiu, significativamente, como membro da equipe da rede de farmácias Pague Menos e atuou como assessor técnico na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, especificamente, na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Destacou-se como coordenador da Assistência Farmacêutica no município de Sobral, quando foi responsável pela criação de um sistema inovador de gestão de estoque, revolucionando a administração municipal.

Além da atuação profissional, Ajax Souza Cardozo exerce, atualmente, o papel de conselheiro regional de Farmácia do Ceará e integra a Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Alcançou um marco notável ao assumir o cargo de vice-presidente da Câmara de Vereadores de Sobral, sendo o primeiro farmacêutico a ocupar essa posição naquela cidade.

O currículo diversificado e as contribuições exemplares ao setor farmacêutico e em esferas legislativas evidenciam a relevância desse profissional, tornando-o merecedor da Comenda do Mérito Farmacêutico.

 

CAMILA MARIA RODRIGUES BORGES

Farmacêutica – Distrito Federal

Camila Maria Rodrigues Borges, doutoranda em Ciências Biomédicas pelo Instituto Superior de Educação (IESLA), é uma profissional notável na vanguarda da pesquisa biomédica. Especializada em Saúde Estética pela Faculdade no Distrito Federal (FACDF) e graduada em Farmácia pela Universidade UNIEURO, ela possui uma sólida base acadêmica.

Atualmente, como coordenadora da Pós-Graduação em Estética Especializada na UNIEURO, dedica-se à formação de profissionais destacados nesta área. Camila é, também, fundadora e proprietária do Instituto Brasileiro de Estética Avançada (IBESA), um centro de excelência no treinamento profissional.

Além disso, é proprietária da Clínica Boa Ventura, que integra Medicina e Estética. Com uma trajetória focada na busca pela excelência e inovação na Estética e Saúde, Camila está empenhada em impulsionar avanços, compartilhar conhecimentos e elevar os padrões do setor.

O papel de destaque numa ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), que validou o farmacêutico como responsável técnico (RT), reforça a contribuição única, justificando plenamente esta indicação para a Comenda do Mérito Farmacêutico.

 

CLÓVIS AURÉLIO VERVLOET

Farmacêutico – Espírito Santo

Clóvis Aurélio Vervloet, farmacêutico notável formado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo, em 1991, destaca-se por sua excepcional contribuição à área farmacêutica. Com uma sólida formação acadêmica e diversas especializações, incluindo Farmacotécnica Homeopática, Plantas Medicinais, Gestão de Pessoas, Filosofia, Psicanálise e Neurociência do Comportamento, Clóvis evidencia seu comprometimento com o conhecimento.

Sua abordagem multifacetada é enriquecida por uma formação técnica abrangente, englobando Terapia Floral, Psicanálise Clínica, Programação Neurolinguística, Coaching e Terapia Sistêmica Familiar. Com vasta experiência, atuou na Farmácia Homeopática Renaissance, em cargos técnicos e de gerência, de 1989 a 2012.

Atualmente, exerce habilidades em consultório particular, registrado no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Espírito Santo (CRF-ES). Engajado na representação da classe farmacêutica, Clóvis foi conselheiro e presidente da Comissão de Ética do CRF-ES, representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Espírito Santo, na Federação Nacional dos Farmacêuticos, participando ativamente de associações de farmacêuticos homeopatas.

A dedicação dele para elevar os padrões da profissão, evidenciada pela participação na elaboração de manuais e contribuição em grupos de trabalho, destaca-se na regulamentação da prática da Hipnoterapia pelo farmacêutico. A Comenda do Mérito Farmacêutico é um justo reconhecimento pela significativa influência e dedicação à Farmácia.

REJANY MACHADO PENA

Farmacêutica – Goiás

Rejany Machado Pena, farmacêutica-bioquímica de destacada trajetória, apresenta uma sólida e dedicada carreira, pautada por princípios éticos e um compromisso inabalável com a Saúde Pública.

Farmacêutica-bioquímica oficial do Serviço de Saúde do Exército, atua como farmacêutica hospitalar, tendo contribuindo com grande expertise para o Hospital Santa Maria, em Goiânia, e ao Laboratório do Hospital Regional de Piracanjuba, Goiás. É farmacêutica responsável e proprietária da Drogaria de Piracanjuba, exercendo estas funções com excelência por cinco anos.

Farmacêutica fiscal no Conselho Federal de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), onde, desde janeiro de 2000 até a presente data, atua com determinação e integridade, fundamenta-se em sólidos princípios éticos, guiando-se pelo cumprimento rigoroso da legislação farmacêutica, cuja missão é a defesa dos interesses da categoria, bem como a promoção e preservação da saúde da população.

Rejany Pena, ao longo de sua carreira, demonstrou notável dedicação às responsabilidades assumidas. A atuação dela na área farmacêutica reflete um comprometimento ímpar com a ética, a legislação e, acima de tudo, com a saúde e o bem-estar da comunidade.

Esta indicação à Comenda do Mérito Farmacêutico é um justo reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à profissão e à sociedade.

CIRO EVANGELISTA DE SOUZA NETO

Farmacêutico – Maranhão

Ciro Evangelista de Souza Neto é graduado em Farmácia - Bioquímica pela Universidade CEUMA (2005) e possui pós-graduação em Hematologia Clínica e Banco de Sangue; pós-graduação em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica; pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicologia; pós-graduação em Gestão Pública e pós-graduação em Ciências Políticas.

Desde que se tornou farmacêutico, trabalhou em farmácias e laboratórios, além de ter exercido a função de secretário de Administração e Finanças na Prefeitura de Presidente Dutra (MA) e de deputado estadual.

Ele foi um dos deputados mais atuantes, com mais de 50 projetos aprovados e transformados em Lei ao longo do mandato. Toda essa dedicação e realizações em prol da sociedade faz de Ciro Evangelista um merecedor da Comenda do Mérito Farmacêutico, que ele recebe agora.

LUÍS FERNANDO KÖHLER

Farmacêutico – Mato Grosso

Luís Fernando Köhler, farmacêutico graduado pela Universidade Unic, é um profissional dedicado que se destacou pela jornada de aprimoramento acadêmico e grandes contribuições ao setor farmacêutico.

Especialista em Farmacologia, Farmácia Clínica e Direito Administrativo, Luís Köhler obteve MBAs em Inovação e Empreendedorismo, além de Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, demonstrando uma busca constante pelo conhecimento.

Ao longo da carreira, desempenhou papéis essenciais, desde farmacêutico comunitário até diretor técnico e gerente em diversas farmácias. Atualmente, atua como consultor farmacêutico especializado em assuntos regulatórios, contribuindo com valiosa expertise.

O compromisso com a promoção e o fortalecimento da profissão é evidente na atuação junto ao Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso (CRF/MT). A atuação dele se estendeu ao âmbito nacional, quando contribuiu como membro do GT sobre Farmácia Comunitária do CFF e da Comissão de Fiscalização (Cofisc). Além dessas conquistas, Luís Köhler é reconhecido pela generosidade em compartilhar conhecimento e orientar colegas farmacêuticos, sendo um representante exemplar no CRF-MT.

A dedicação incansável de Luís Köhler contribuiu significativamente para a evolução e respeitabilidade da profissão farmacêutica. A indicação à Comenda do Mérito Farmacêutico é um merecido reconhecimento dessa impactante contribuição à Farmácia.

EUNICE ATSUKO TOTUMI CUNHA

Farmacêutica – Mato Grosso do Sul

Eunice Atsuko Totumi Cunha é farmacêutica-bioquímica, com graduação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, pela mesma universidade.

Atualmente, Eunice desempenha papel fundamental como consultora do Ministério da Saúde/Ministério das Relações Exteriores, na implementação do Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose em São Tomé e Príncipe, na África. Adicionalmente, presta assessoria ao Departamento da Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul.

Servidora estatutária do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, tem expertise em microbiologia médica e se destaca em áreas como diagnóstico, cultura, avaliação e epidemiologia da tuberculose.

O trabalho incansável de Eunice Atsuko Totumi Cunha evidencia a dedicação à Saúde Pública e justifica essa merecida indicação para a Comenda do Mérito Farmacêutico, reconhecendo relevante contribuição para a profissão

farmacêutica e para a ciência na área de Microbiologia.

MARIANA M. GONZAGA DO NASCIMENTO

Farmacêutica – Minas Gerais

Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mariana Gonzaga é uma farmacêutica renomada com destacado compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). A carreira dela inclui implementação de processos licitatórios na Secretaria de Saúde de Minas Gerais e pioneirismo no serviço de acompanhamento farmacoterapêutico do Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves.

Especializada em Farmácia Hospitalar e premiada nacionalmente, atua, desde 2010, no Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP-Brasil), contribuindo para a segurança do paciente. Uma ampla trajetória acadêmica inclui mestrado e doutorado, refletindo seu comprometimento com a pesquisa.

Como professora adjunta na UFMG, dedica-se à pesquisa farmacêutica sobre violência e saúde da mulher, evidenciando uma abordagem interdisciplinar e compromisso com a equidade de gênero.

Reconhecida como “Mulher Farmacêutica que Inspira”, é líder influente na profissão, contribuindo ativamente em capacitações e promovendo a segurança do paciente em todo o País. Mariana Gonzaga é merecedora da Comenda do Mérito Farmacêutico, destacando-se como figura ímpar na profissão.

MIRACY DO NASCIMENTO SILVA

Farmacêutica – Pará

Miracy do Nascimento Silva é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e possui habilitação em Bioquímica pela mesma instituição. Além disso, possui título de especialista em Análises Clínicas com ênfase em doenças tropicais pela Universidade Federal do Pará e título de especialista em Gestão de Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ela, também, é especialista em Auditoria em Saúde, pela Universidade da Amazônia (UNAMA), de Belém do Pará, e tem experiência em Gestão e Assistência Farmacêutica, além de administração pública, incluindo licitações e fiscalização de contratos.

Miracy é servidora pública federal da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS), lotada no Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (Dsei) Guama – Tocantins / Belém - Pará.

Toda essa experiência e dedicação à Saúde Pública, especialmente à Saúde Indígena, faz de Miracy do Nascimento Silva uma merecedora da Comenda do Mérito Farmacêutico, que ela recebe agora.

HAROLDO FIGUEIREDO DINIZ

Farmacêutico – Paraíba

Haroldo de Figueiredo Diniz, graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFMB), é professor adjunto IV aposentado da UFPB e dos Institutos Paraibanos de Educação. Atualmente, exerce função de professor na Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula.

Possui especialização em Anatomia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e aperfeiçoamento em Introdução à Metodologia Científica e à Metodologia do Ensino, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Recebeu, em 2013, o Título de Proficiência em Anatomia, na modalidade Humana, por Notório Saber, concedido pela Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA).

A atuação profissional de Haroldo Diniz inclui cargos como professor, na Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula, professor de Anatomia Humana, no Centro Nordestino de Ensino Superior Ltda, professor na Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat.

Ele também exerceu cargos de suplente da Diretoria na Federação Nacional dos Farmacêuticos, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (SIFEP), presidente da Associação Profissional dos Farmacêuticos da Paraíba, professor na Sociedade Paraibana de Estudos Psiquiátricos e professor adjunto, diretor e membro de bancas avaliadoras nos Institutos Paraibanos de Educação.

RAFAEL DE MEDEIROS FREIRE TOMAZI

FARMACÊUTICO – PARANÁ

Rafael de Medeiros Freire Tomazi, graduado em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é um profissional com sólida formação e em constante aprimoramento. Possui extensão em Assuntos Regulatórios de Medicamentos Cosméticos e Alimentos pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Oswaldo Cruz, além de aperfeiçoamento em Saúde Mental na Atenção Primária pela Escola de Saúde Pública do Paraná.

Entre as capacitações, destaca-se a participação em iniciativas como Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, pela Fiocruz de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), bem como um curso em Fitoterapia na Universidade de São Paulo (USP).

No âmbito profissional, Rafael atuou como analista sênior de treinamento farmacêutico nas Farmácias e Drogarias Nissei, no Paraná, posteriormente assumindo o cargo de gerente farmacêutico na Farmácia Irmão Pavesi - LTDA.

Atualmente, exerce função de farmacêutico responsável técnico no Distrito Especial de Saúde Indígena Litoral Sul, vinculado à SESAI/Ministério da Saúde, evidenciando seu comprometimento com a Saúde Pública.

Toda essa trajetória reflete um profissional dedicado e capacitado, destacando-se como candidato merecedor da Comenda do Mérito Farmacêutico.

ROSIEL JOSÉ DOS SANTOS

Farmacêutico – Pernambuco

Rosiel José dos Santos, graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), é um profissional de destaque, com mestrado em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição e especialização em Vigilância Sanitária pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Atualmente, exerce a função de analista de saúde - farmacêutico hospitalar, na Secretaria de Saúde de Pernambuco, contribuindo significativamente para o Hospital Barão de Lucena e o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru.

Além disso, é professor assistente no Centro Universitário Tabosa de Almeida, lecionando nos cursos de Biomedicina e Farmácia.

Com vasta experiência em Química Medicinal, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária, Rosiel José dos Santos se destaca em áreas como Saúde Pública, Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Quimioterapia em Oncologia.

MARCELO COSTA E CASTRO

Médico – Piauí

Marcelo Castro, senador pelo MDB do Piauí desde fevereiro de 2019, é um renomado profissional com vasta trajetória pública. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em Psiquiatria pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Iniciou a carreira como médico concursado do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), posteriormente substituído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Com uma expressiva carreira na Câmara dos Deputados, onde foi eleito deputado federal, em 1998, e conquistou cinco mandatos consecutivos.

Nomeado ministro da Saúde, em outubro de 2015, Marcelo Castro teve papel fundamental no combate à epidemia do vírus Zika. Em 2018, foi eleito senador, com mais de 800 mil votos, assumindo a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Destacou-se no Senado ao aprovar medidas relacionadas ao combate à pandemia da Covid-19 e na alocação de recursos para investimentos em ciência e tecnologia.

No início de 2021, foi aclamado presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, uma das mais relevantes da casa. Além disso, desempenhou o papel de relator-geral do orçamento de 2023, demonstrando competência e engajamento na formulação de políticas públicas. A notável atuação de Marcelo Castro justifica sua indicação para a Comenda do Mérito Farmacêutico, reconhecendo seu comprometimento e contribuições excepcionais.

TANIA MARIA LEMOS MOUÇO

Farmacêutica – Rio de Janeiro

Tania Maria Lemos Mouço é farmacêutica formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui uma carreira de três décadas no antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), onde se destacou como pioneira ao liderar o laboratório clínico.

Além de atuar como docente na UNIGRANRIO, desde 1987, desempenhando papel fundamental na formação de farmacêuticos, adaptou-se às mudanças curriculares, obtendo especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica.

Como conselheira efetiva do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), desde 2010, e diretora tesoureira, liderou o Programa EduFar, promovendo a capacitação e isenção de taxas para consultórios farmacêuticos. Como presidente do CRF-RJ, de 2020 a 2021, Tania Mouço estabeleceu diretrizes internas, apoiou profissionais na linha de frente da Covid-19 e transformou o CRF-RJ em polo de vacinação para mais de 1.500 profissionais de saúde.

Participa ativamente de órgãos nacionais e internacionais, ocupou cargos relevantes, como de vice-presidente na Comissão Eleitoral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e integrou o Grupo Técnico de Trabalho sobre Assistência Farmacêutica no SUS.

Tania Maria Lemos Mouço é merecedora da Comenda do Mérito Farmacêutico por sua trajetória exemplar e contribuições notáveis à profissão.

GETÚLIO DE FREITAS VALE

Farmacêutico – Rio Grande do Norte

Getúlio de Freitas Vale é um profissional de destaque na profissão farmacêutica. Graduou-se em Ciências Farmacêuticas pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, realizou cursos de especialização em Análises Clínicas e Hematologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

A trajetória desse profissional inclui posição de diretor financeiro do Centro de Análises Clínicas e Imunológicas de Mossoró (CACIM), empresa com mais de 110 colaboradores, e sócio da Farmafórmula de Mossoró (RN), com mais de 30 colaboradores. Além disso, é sócio do Centro Educacional Aproniano Martins de Oliveira (CEAMO), com mais de 70 colaboradores.

Participou ativamente do Programa Sebrae da Qualidade Total para as Micro e Pequenas Empresas, bem como do Curso de Formação de Auditores Internos e Externos pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). É membro da Loja Maçônica 24 de Junho, desde agosto de 1997.

Getúlio também atuou como vice-presidente e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, de 2009 a 2017. Desde 1997, exerce função de auditor do SUS, pela Prefeitura Municipal de Mossoró.

A ampla contribuição e liderança nas esferas profissionais e comunitárias o tornam merecedor da Comenda do Mérito Farmacêutico.

ROBERTO EDUARDO SCHNEIDERS

Farmacêutico – Rio Grande do Sul

Roberto Eduardo Schneiders, farmacêutico-bioquímico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em Saúde Pública, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde, mestrado em Ciências da Saúde e em doutoramento em Epidemiologia (UFRGS), acumula 18 anos de experiência na assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito estadual, Schneiders atuou como avaliador de pedidos de medicamentos na Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina. Em nível federal, exerceu funções como analista de políticas sociais no Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS) e na Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa do Ministério da Saúde (MS) no Rio Grande do Sul.

Foi diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Estado do Rio Grande do Sul e, atualmente, é coordenador-geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do MS e representa a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde em comitês importantes.

Essa notável trajetória o torna merecedor da Comenda do Mérito Farmacêutico, em reconhecimento à dedicação e contribuição excepcionais à profissão farmacêutica.

LORENA PEREIRA FIORENZANI TURCO

Farmacêutica – Rondônia

Lorena Pereira Fiorenzani Turco, atualmente exercendo a função de Secretária Municipal de Saúde de Ariquemes (RO) e ocupando a posição de vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Rondônia (COSEMS/RO), é uma profissional notável e comprometida.

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário FAEMA (UNIFAEMA), ela também detém especialização em Perícia Criminal e Ciências Forenses, pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

Ao longo de uma carreira sólida na administração pública, desde 2012, Lorena demonstrou excelência em várias funções de liderança, incluindo a de coordenadora de Assistência Farmacêutica em Campo Novo de Rondônia, em 2013, diretora da Farmácia Municipal, diretora do Laboratório Municipal e diretora da UTI Municipal em Ariquemes. Atualmente, é secretária municipal de Saúde de Ariquemes.

O comprometimento de Lorena Fiorenzani com a gestão em saúde e suas contribuições significativas para a melhoria dos serviços, em Ariquemes, a destacam como uma profissional exemplar no campo da saúde pública.

Uma eficiente liderança e conhecimento técnico evidenciam merecida posição de destaque a Lorena Fiorenzani. A Comenda do Mérito Farmacêutico é um justo reconhecimento de toda a dedicação e contribuição para a melhoria da saúde pública na região onde atua.

BIANCA FÉLIX DE OLIVEIRA CRISPIM

Farmacêutica – Roraima

Bianca Félix de Oliveira Crispim, farmacêutica bioquímica formada pelo Centro Universitário Nilton Lins, destaca-se pela notável carreira e por significativas contribuições à profissão farmacêutica. Especialista em Bioquímica Aplicada, pela Faculdade Montenegro; Gestão da Vigilância Sanitária, pelo Hospital Sírio Libanês; e Farmácia Comunitária, pela SBFFC/CFF; alcançou o título de mestre em Análises Laboratoriais Especializadas, pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal).

Com experiência marcante, desempenhou relevantes funções como coordenadora da Farmácia do Hospital da Criança Santo Antônio e da Central de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista (SEMSA/BV).

Ocupou a posição de farmacêutica responsável técnica (RT) do Componente Especializado da Secretaria de Estado de Saúde de Roraima (SESAU/RR), sendo responsável por setores cruciais como o Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Roraima (HGR) e a Sorologia do Hemocentro daquele Estado. 

Atualmente, Bianca Félix de Oliveira Crispim desempenha um papel fundamental como servidora pública do Estado de Roraima, contribuindo significativamente como farmacêutica no Laboratório Central de Roraima, o Lacen. Além disso, compartilha seus conhecimentos como docente na Faculdade de Ensino Superior Cathedral.

A liderança e a competência conduziram a farmacêutica à posição de diretora-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Roraima (CRF/RR), onde continua a demonstrar comprometimento com a excelência e com o avanço da profissão. Bianca Félix de Oliveira Crispim é uma merecedora candidata à Comenda do Mérito Farmacêutico, honrando uma trajetória exemplar e contínua dedicação à Farmácia.

SILVANA MURARO WILDNER

Farmacêutica – Santa Catarina

Silvana Muraro Wildner, farmacêutica-bioquímica, é uma profissional destacada na área da Saúde. Graduada em 1983, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sua busca contínua por conhecimento a levou a conquistar especializações em Saúde Pública; Qualidade e Produtividade; e Biossegurança.

Com mais de duas décadas de experiência, Silvana atuou como analista clínica em laboratórios privados e públicos, contribuindo significativamente para a qualidade dos serviços laboratoriais. Desde 2000, é docente na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), onde alcançou o cargo de professora titular B na área da Saúde.

Além da atuação acadêmica, Silvana foi gerente de assistência farmacêutica em Chapecó (SC), de 2005 a 2015, demonstrando compromisso com a promoção da saúde e com o acesso adequado a medicamentos. A competência administrativa dessa profissional é evidenciada pelos cargos de vice-reitora e pró-reitora de graduação, na Unochapecó, nas gestões de 2016 a 2019 e 2020 a 2023.

Como vice-reitora e pró-reitora de graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), a professora Silvana Muraro Wildner é merecedora da Comenda do Mérito Farmacêutico, honrando uma trajetória de excelência e de notáveis contribuições para a profissão farmacêutica e para a Saúde.

SIMONE DE FÁTIMA LISOT

Farmacêutica – São Paulo

Simone Fátima Lisot, destacada farmacêutica, sobressai-se pela atuação estratégica na Gestão Farmacêutica, com ênfase em definir e implementar eficientes estratégias e prioridades organizacionais. A expertise dela abrange uma administração eficaz de processos, recursos técnicos, humanos e financeiros, garantindo eficiência e qualidade aos serviços prestados.

Com uma sólida formação acadêmica, Simone obteve destaque em sua trajetória com um MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde, especialização em Farmácia Homeopática e graduação em Farmácia e Bioquímica.

Engajada voluntariamente, participou ativamente do Sistema Diretivo do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, em 2004. Em um notável percurso no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), ocupou posições de relevância, sendo superintendente geral, desde 2010, membro da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional do Conselho Federal de Farmácia (CFF), desde 2018, superintendente de fiscalização, desde março de 2007, gerente de fiscalização, desde 2006, e farmacêutica fiscal, desde maio de 1995.

Simone Lisot, com uma dedicada expertise e comprometimento, emerge como uma candidata digna à Comenda do Mérito Farmacêutico, com uma valiosa contribuição para a profissão farmacêutica.

DANIELA SANTOS OLIVEIRA

Farmacêutica – Sergipe

Daniela Santos Oliveira, farmacêutica com habilitação em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), trabalhou durante 9 anos em farmácia comercial e, atualmente, atua em Farmácia Hospitalar em um hospital público federal.

Possui residência multiprofissional em Epidemiologia Hospitalar pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduação em Farmacologia Clínica pela Faculdade Pio Décimo, é mestre e doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela UFS.

Desde 2008, Daniela Santos Oliveira se empenha pela unidade da categoria e pelos direitos profissionais do farmacêutico e da profissão no Estado de Sergipe, por meio da participação dela na diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Sergipe (SINDIFARMA-SE).

Daniela foi conselheira estadual do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Sergipe (CRF-SE) e, atualmente, ocupa a função de diretora na pasta de Juventude e Direitos Humanos da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Por toda essa dedicação e luta por melhorias para a profissão, Daniela Santos Oliveira é digna da maior honraria concedida aos que se destacam em prol da Farmácia, a Comenda do Mérito Farmacêutico, que ela recebe agora.

MAYKON JHULY MARTINS DE PAIVA

Farmacêutico – Tocantins

Maykon Jhuly Martins de Paiva é um profissional destacado na área farmacêutica, enriquecendo sua trajetória acadêmica e profissional com uma formação sólida e experiência diversificada. Graduado em Farmácia Generalista pelo Centro Universitário do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), ele possui um compromisso excepcional com a saúde e a ciência.

Além da graduação, aprimorou seus conhecimentos em Saúde Pública, Biotecnologia e Farmácia Clínica e Hospitalar, consolidando uma expertise em Farmacologia Aplicada à Prática Clínica, durante o mestrado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e, atualmente, em fase de doutoramento, na Universidade de Brasília (UnB).

Contribuindo ativamente para a educação, Maykon Jhuly é professor em diversos cursos, incluindo Farmácia, Fisioterapia e Estética e Cosmética na Faculdade de Palmas (FAPAL), e Medicina na UnirG, em Paraíso do Tocantins. As disciplinas ministradas por ele, incluem Introdução à Farmacologia, Farmacologia e Farmacologia Médica.

Uma grande experiência prática que abrange dispensação de medicamentos, vendas, gerência na área farmacêutica, representação comercial e análises clínicas, demonstram uma atuação abrangente e comprometida com a excelência em sua área de atuação.

Maykon Jhuly Martins de Paiva é um candidato digno da Comenda do Mérito Farmacêutico, destacando-se por uma contribuição significativa ao campo farmacêutico e à promoção da saúde.