Rede Jovem Rio+ repudia desautorização da prescrição farmacêutica de PrEP e PEP

A suspensão da autorização de prescrição por farmacêuticos das profilaxias Pré e Pós-Exposição ao HIV pelo MS, já impacta atendimento aos usuários em unidades de saúde do Rio de Janeiro.

Image description

A suspensão da autorização de prescrição por farmacêuticos das profilaxias Pré e Pós-Exposição ao HIV (PrEP e PEP) pelo Ministério da Saúde, que já impacta atendimento aos usuários em unidades de saúde do Rio de Janeiro, continua repercutindo. A Rede Estadual de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS do RJ, a Rede Jovem Rio+, publicou nota de repúdio à decisão, ressaltando que “a exclusão dessa categoria pode dificultar o acesso à PrEP, sendo um retrocesso no acesso à saúde e estratégias de prevenção combinada”.

Antiga REAJVCHA-RJ (o nome foi mudado em 2015), a Rede Jovem Rio+ foi idealizada em 2006 e concretizada em 2009 por adolescentes e jovens vivendo com HIV com a ajuda de ongs parceiras. Desde então, a entidade conquistou muitos espaços, visibilidade e mudanças, em busca de um bom acolhimento e da promoção da saúde na perspectiva biopsicossocial e no empoderamento juvenil de adolescentes e jovens vivendo com HIV, independente de identidade de gênero, sexualidade, credo, cor, etnia, classe social, nacionalidade ou forma de transmissão.É uma organização de abrangência estadual, sem vínculo político, partidário e religioso, constituída essencialmente por adolescentes e jovens de 12 a 29 anos com sorologia reagente para o HIV.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) está lutando para que a decisão seja revertida e agradece a Rede Jovem Rio+ pela manifestação. Conforme mostrado no site e nas redes do CFF, a exclusão dos farmacêuticos da prescrição das profilaxias já está prejudicando o atendimento aos usuários da Clínica de Saúde da Família José de Souza Herdy, na Barra da Tijuca.