Diretor do PNI diz que curso de vacinação do CFF é exemplo para outras profissões da saúde
Eder Gatti, do Programa Nacional de Imunização, participou da reunião plenária do CFF
A importância da participação do farmacêutico nos serviços de vacinação de todo o Brasil foi evidenciada pelo diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Eder Gatti, durante a reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), nesta sexta-feira (23.08). O médico esteve na sede da autarquia para gravar um vídeo de apoio aos cursos de capacitação que estão sendo oferecidos aos farmacêuticos pela plataforma edufarma.
Além de elogiar a iniciativa do CFF de formar mais vacinadores, Eder Gatti disse que esse conceito de curso online e de maneira híbrida, com parte teórica e prática, deveria ser adotado por outras profissões. “A qualidade do conteúdo que está sendo ali apresentado e ofertado é uma oportunidade para se qualificarem e, vejam, vocês realmente colocam algo diferenciado para aqueles que, de fato, estão lidando com vacina, que é a opção de o curso mais completo, com aulas práticas. Então, é um exemplo a ser seguido por todas as categorias”, acredita.
Na ocasião, Eder Gatti também apresentou um breve panorama das ações e projeções do PNI e promoveu um bate papo amigável com os conselheiros federais, recebendo sugestões e elogios ao trabalho do departamento. “Agradeço o espaço para poder prestar contas de como está sendo feito o trabalho do PNI a este conselho. Estamos à disposição para acolher as demandas da categoria, assim como quando nos procuraram para contribuirmos com o curso. Inclusive, se os conselheiros quiserem abordar questões específicas dos estados, vou tomar nota de tudo para ver como podemos proceder”, afirmou.
O presidente do CFF, Walter Jorge João, agradeceu a presença do diretor do PNI e lembrou que um dos papeis do Conselho também é o de instrumentalizar os farmacêuticos para que estejam preparados para o mercado de trabalho e atendem as exigências de cada área de atuação. "É bom lembrar a vocês que essa questão das vacinas já consta em Lei e nós temos a possibilidade de abrir consultório e também de atuar como vacinadores do PNI, assim como outros profissionais da saúde. A primeira edição do curso já foi um sucesso. Agora, temos mais de uma opção para se adequar melhor às necessidades de cada um. Contamos com a participação de vocês. Inscrevam-se pelo edufarma.cff.org.br", convidou Walter Jorge João.
Saiba mais sobre o curso "Farmacêuticos nos Serviços de Vacinação" do CFF clicando aqui.