CFF lança sétima edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS

Trabalhos bem-sucedidos de farmacêuticos que atuam na rede pública e conseguiram, com projetos inovadores, fazer a diferença durante a pandemia de Covid-19

Image description

Trabalhos bem-sucedidos de farmacêuticos que atuam na rede pública e conseguiram, com projetos inovadores, fazer a diferença durante a pandemia de Covid-19, estão relatados em mais uma edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS. Esta é a sétima edição da publicação do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que circula desde 2013, sempre sob a coordenação editorial do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública. O lançamento ocorreu durante a 513ª Reunião Plenária Ordinária, que está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de janeiro.



A edição da revista, que sempre foi anual, está sendo retomada após a interrupção em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. “Nesta publicação, tentamos captar algumas experiências vividas, na prática do cuidado à saúde, por vários colegas que precisaram se reinventar e se superar durante o período pandêmico. Mas é na dificuldade que descobrimos nossos talentos... E os farmacêuticos, como sempre, demonstraram o seu valor! E é com grande satisfação que divulgamos esses relatos e agradecemos a todos pelo compartilhamento dessas fantásticas atuações profissionais em diversas partes do País”, comentou o presidente do CFF, Walter Jorge João.

“A proposta sempre foi dar visibilidade e valorizar as atividades desempenhadas pelos profissionais, em serviços de saúde de todo o Brasil, para que essas experiências possam ser multiplicadas, trazendo mais benefícios aos usuários que dependem do sistema”, explicou Luciana Canetto Fernandes, integrante do GT, que apresentou a nova edição aos conselheiros federais de Farmácia.

A revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS tem se firmado como referência para os gestores públicos de saúde, porque demonstra a partir de cases de sucesso, a importância do farmacêutico e da gestão adequada de produtos e serviços como um dos fatores primordiais para que sejam cumpridos os princípios constitucionais que regem o SUS. As experiências apresentadas comprovam que o trabalho farmacêutico qualificado interfere positivamente na melhoria do quadro geral de saúde da população local, favorecendo o acesso e contribuindo para o uso racional de medicamentos e reduzindo custos com compra de suprimentos e a perda de medicamentos vencidos tanto para Municípios, Estados e para a União.


Composição do GT sobre Saúde Pública:

• Eliane Aparecida Campesatto
• Fabiana Vicente de Paula
• Grazziela Samantha Perez
• Lorena Baía
• Luciana Canetto Fernandes
• Pablo Renoir Fernandes de Sousa
• Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento
• Silvio César Machado Santo